Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

Pessoal do 'Lula livre' podia pensar melhor antes de gritar

Várias vezes réu, não adiantaria a petista se livrar do triplex; alvo podia ser outro

O filme “Uma noite de 12 anos” conta a história do martírio, em várias prisões militares, de três membros do Los Tupamaros, movimento radical da esquerda armada uruguaia na virada dos anos 1970.

Um dos personagens é José Mujica, que seria depois presidente do Uruguai entre 2010 e 2015. Na época do filme, ele tornou-se refém da ditadura uruguaia (1973-1985), que ameaçava executá-lo caso os revolucionários voltassem às armas.

Na sessão em que assisti ao filme no domingo (25), a surpresa veio no final, com os créditos rolando. “Lula livre!”, gritou uma mulher na plateia, aplaudida com entusiasmo no cinema lotado.

Lula está preso desde abril, condenado a 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá. 

O processo levou tempo recorde da primeira à segunda instância: 42 dias, ante média de 96 de outros no mesmo percurso. Atropelou ainda sete ações da Lava Jato na sua frente.

Na outra ponta há o tucano Aécio Neves e o caso JBS. Aécio virou réu em abril, mas foi preciso que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, cobrasse o Supremo, no fim de agosto, para que desse prioridade na publicação do acórdão para a instauração do processo penal.

Na própria Lava Jato há outros casos morosos envolvendo o STF, como os dos ex-presidentes Fernando Collor, acusado por crimes relacionados à BR Distribuidora, e José Sarney, suspeito de receber dinheiro da Transpetro.

Em breve, mais um ex-presidente vem ai, quando Michel Temer deixar o governo e se deparar com seus próprios rolos.

Único até aqui julgado rapidamente, Lula ficou de fora da eleição e deixou seus simpatizantes indignados com a suposta parcialidade do sistema. Para seus advogados e partidários, assim como a de Mujica, sua prisão é política.

Mas no dia seguinte à sessão de cinema, Lula foi novamente denunciado, agora por influir em negócio da Guiné Equatorial com uma empreiteira, que emitiu recibo de doação de R$ 1 milhão para o Instituto Lula.

Dois dias antes, na sexta, ele já havia se tornado réu no chamado “quadrilhão do PT”, agora acompanhado de Dilma Rousseff. Lula responde ainda a outras cinco ações (sítio em Atibaia, Instituto Lula e operações Janus, Zelotes 1 e Zelotes 2).

Ao que parece, o “Lula livre” pelo tríplex não vai adiantar muito —e isso é a Justiça quem decide. Mas se a plateia está indignada, poderia gritar o contrário, pondo na frente o nome dos demais.

Até porque um terço das ações contra políticos no Supremo costuma prescrever. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.