Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu
astrologia

Até Olavo de Carvalho desistiu da astrologia para ser guru do Bolsonaro

Pandemia deu voz aos negacionistas convictos dessa pseudociência, os terraplanistas de esquerda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dentre todos os seus males, a pandemia abriu uma caixa de Pandora de negacionistas e porta-vozes da pseudociência. Talvez só na Idade Média houve tanta gente discordando de estudos científicos e pregando "curas milagrosas".

Nós, os autodeclarados progressistas, pró-ciência e pró-bem coletivo acompanhamos horrorizados a multiplicação dos negacionistas da pandemia. Isso, enquanto falamos: "Imagina agora que a Lua vai entrar em Sagitário. Aí sim a energia vai ficar pesada".

São os terraplanismos de esquerda. Os pequenos dogmas do pessoal que bate no peito para defender o SUS, mas fica preocupado quando Susan Miller pega uma infecção intestinal, porque vai atrasar a previsão astrológica para janeiro.

Cientistas, astrônomos e psicólogos já comprovaram que não existe influência dos astros no comportamento humano. Ainda há o fato de que a Terra muda o eixo constantemente. Se você acha que tem mania de organização porque é de Virgem, pode ser que seja um bagunceiro sagitariano.

Até Olavo de Carvalho desistiu da astrologia para ser guru do Bolsonaro, algo torturante.

Outra "ciência" preferida dos grupos de pais de escolas construtivistas, a homeopatia. Sinto muito se você trata sua alergia com homeopatia. É placebo. Provavelmente a água que bebemos tenha mais traços de cocô do que seu remédio homeopático tenha do princípio ativo diluído cem vezes em água.

Meu marido, para tratar sua bronquite, passou a infância com um frasco de bolinhas de açúcar pendurado em um colar de crochê. O que ele ganhou foi um ano de bullying. E mais outros 30 anos de terapia e falta de ar.

ilustração representando uma pessoa que flutua sobre o globo do planeta Terra com a cabeça decepada
Ilustração publicada em 8 de dezembro de 2021 - Galvão Bertazzi

Tratar uma doença com homeopatia tem a mesma relevância científica que afirmar que a Terra é um disco e o universo gira em torno dela. Pelo menos os terraplanistas dão antibiótico para os filhos. A homeopatia pode ser chamada de cloroquina da esquerda.

Espiritualidade faz bem, e qualquer um é livre para ter. E a ciência não tem resposta para tudo. Por isso, os cientistas continuam trabalhando. Mas não é por isso que devemos preencher esse vazio com feng shui, numerologia, sagrado feminino, deuses astronautas ou médium que encarna um médico morto para curar doenças. Ainda mais quando isso influencia a vida de outras pessoas. Mas talvez eu esteja falando isso porque sou aquariana, que adora contrariar tudo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.