Gustavo Alonso

Doutor em história, é autor de 'Cowboys do Asfalto: Música Sertaneja e Modernização Brasileira' e 'Simonal: Quem Não Tem Swing Morre com a Boca Cheia de Formiga'.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Gustavo Alonso

Cresce número de artistas vindos da igreja evangélica, caso de Ana Castela

Figuras como Thiaguinho e Anitta têm gigantescas diferenças, mas começaram cantando em templos de fé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O que artistas díspares como Anitta, Ana Castela e Thiaguinho teriam em comum? São de origens diferentes: a primeira é carioca, a outra, sul-mato-grossense, e ele, paulista. Uma canta funk, a outra, sertanejo, e o terceiro, pagode. Apesar das gigantescas diferenças, os três começaram suas carreiras cantando em igrejas evangélicas.

Antes, era comum que o artista mirim procurasse o rádio para começar a carreira. Foi o que aconteceu com o jovem Roberto Carlos, que participou de alguns concursos radiofônicos ainda na infância na capixaba Cachoeiro do Itapemirim. O mesmo aconteceu com Elis Regina, Chitãozinho & Xororó, Gilberto Gil, Dominguinhos, Jair Rodrigues e uma série de artistas.

Ana Castela no Especial Roberto Carlos da TV Globo - Manoella Mello/Divulgação

Era nas rádios locais das cidades pequenas e grandes que os artistas formavam sua personalidade artística. Até meados dos anos 1960, boa parte da programação era produzida ao vivo, com exibição de cantores, crooners e concursos de calouros. Muitos artistas tinham contrato de exclusividade com determinadas rádios por períodos intermitentes.

Hoje o rádio não ocupa mais este espaço. É aí que os evangélicos constroem boa parte de sua popularidade entre os jovens. As igrejas se tornaram uma espécie de clube socializador das periferias brasileiras, e a música é frequentemente usada para integrar jovens. Se tem algo que não se constrói trancado no quarto de frente para um computador é a habilidade em se lidar com o público.

Especialmente entre as classes populares das periferias inchadas, a falta de alternativas culturais tornaram as igrejas um lugar atraente de disseminação cultural. É lá que semanalmente multidões de músicos são formados na atualidade. Se até os anos 1990 a produção gospel era vista como de baixa qualidade técnica, performance e gravação, não é mais assim no século 21.

Os músicos do gospel hoje utilizam equipamentos de primeira linha, estúdios de grande qualidade e têm estrutura de show de dar inveja aos mais renomados artistas nacionais. O Brasil do século 21 é, gostemos ou não, um país que está em vias de se tornar de maioria evangélica. Inclusive no campo da cultura.

Um indício dessa transformação é a grande quantidade de artistas que atingiram o primeiro escalão da música laica tendo começado sua formação nas milhares de igrejas espalhadas pelo país. Em 2022, o sertanejo Luan Santana disse no programa Altas Horas, da TV Globo: "A experiência de tocar na igreja me ajudou muito. Foi uma grande escola".

Junto de Luan estão artistas como Negra Li, Naldo, MC Livinho, Whindersson Nunes, Simone e Simaria e Marília Mendonça. Até alguém que hoje se destaca como porta-voz do discurso identitário na música brasileira, Pabllo Vittar também começou cantando dentro dos templos.

Outro caso que chama a atenção é o do pianista pernambucano Amaro Freitas, que vem seduzindo olhares interessados na música de vanguarda nacional. Amaro, cuja foto ilustra a categoria "jazz brasileiro" no Spotify, começou sua trajetória nos templos da periferia de Recife.

São exemplos que ilustram a transformação do Brasil e da produção musical nacional. Em comum, esses artistas são oriundos de classes populares. Muitos são negros e habitantes das periferias. Mesmo que hoje produzam música laica, são frutos da cultura evangélica, que vem moldando o país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.