Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu jornalismo

Bolsonaro se enrolou com corrupção antes até de ser eleito

Só quem estava em transe nestes três anos e meio não viu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Leio nos jornais que aliados de Jair Bolsonaro estão preocupados com a fugaz prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, porque ela tira do presidente seu discurso anticorrupção. Bolsonaristas são definitivamente fãs de "fake news". No mundo dos fatos objetivos, o capitão reformado já havia traído todas as principais bandeiras da sua vitoriosa campanha de 2018 e a primeira a cair foi justamente a de combate à corrupção.

Ainda antes da eleição, a Folha mostrou que a famosa Wal do Açaí era funcionária-fantasma do então deputado Bolsonaro. A menos que se considere que é correto usar dinheiro público para pagar gente que presta serviços particulares a autoridades, o caso entra no rol dos delitos que o senso comum classifica como de corrupção (tecnicamente, é um peculato).

Procurador aposentado diz que AGU defender Wal do Açaí afronta a Constituição
Carlos Bolsonaro, Walderice Santos da Conceição (Wal do Açaí) e Jair Bolsonaro - Marlene Bergamo/Folhapress

E a Wal foi só o começo. Logo depois vieram as "rachadinhas" de Flávio e Carlos Bolsonaro. Apareceram cheques milionários do faz-tudo da família, Fabricio Queiroz, até na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. E há o vídeo da reunião ministerial em que o próprio presidente, em seu linguajar cultivado, dá a entender que mexeria na Polícia Federal, pois não iria esperá-la "foder minha família toda". Difícil não vislumbrar aí uma tentativa de interferência com fins não republicanos, o que também é crime.

No mundo extrafamiliar, para citar só os dois casos mais graves, tivemos a tentativa de vender vacinas superfaturadas para o governo, da qual o presidente foi avisado, mas preferiu não tomar providências, e este caso dos pastores com acesso facilitado às verbas do Ministério da Educação, que o próprio ex-ministro atribuiu à ligação dos religiosos com Bolsonaro.

Bolsonaro e Milton Ribeiro no Palácio do Planalto, em fevereiro de 2022 - Adriano Machado/Reuters

É preciso ter passado os últimos três anos e meio em transe para achar que foi só agora que Bolsonaro se enrolou com o tema da corrupção. Mas isso, é claro, só vale no mundo dos fatos objetivos, que não tem sido muito visitado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.