Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Tarifa zero em São Paulo não parece uma boa ideia

Temos problemas sérios de financiamento em saúde, por exemplo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Consolidou-se na mitologia política nacional a ideia de que prefeitos, para serem reeleitos, precisam criar uma marca própria. Isso seria especialmente verdade para alcaides de grandes cidades que herdaram o cargo, caso de Ricardo Nunes, que comanda o Executivo paulistano.

A moda, creio, teve início com Gilberto Kassab, que, em 2006, sancionou a Lei Cidade Limpa, que praticamente baniu os outdoors do município de São Paulo. O feito lhe teria garantido a reeleição para o cargo que recebera pela renúncia de José Serra e ainda um terceiro mandato.

Movimentação no terminal de ônibus Capelinha, na zona Sul - Karime Xavier - 30.out.22/Folhapress

Nunes quer instituir o ônibus grátis na cidade e transformá-lo em sua marca.

De um modo geral, sou um entusiasta do realismo tarifário. Preços carregam informações importantes sobre a disponibilidade dos bens e serviços a serem consumidos.

No caso específico do transporte público, porém, não penso que caiba o realismo tarifário. Para o trânsito fluir, é preciso que seja mais barato e mais confortável usar o transporte público do que o carro particular e outras alternativas. Isso obviamente requer algum nível de subsídio. A discussão, portanto, diz respeito ao nível desses subsídios.

Imagino, assim, que a Prefeitura possa encontrar uma fórmula financeiramente viável de estabelecer a gratuidade. Seria uma marca eleitoralmente forte. No mérito, porém, não acho que seja uma boa ideia.

Vejo nela dois problemas. O transporte público não é a principal carência da cidade. Temos problemas sérios de financiamento em saúde, por exemplo. Com um Orçamento finito, volumes maiores destinados a uma rubrica significam menos dinheiro para outras áreas.

A gratuidade também cria um estímulo ao uso fútil. Sem custo individual, as pessoas usariam o ônibus para tudo, o que é ruim para o sistema (os coletivos ficam mais cheios, mais lentos e o custo aumenta).
Trocando em miúdos, dada a natureza humana, o transporte barato é preferível ao gratuito.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.