Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Sobressaltos castrenses

Lula dificilmente baterá de frente com os militares, de modo que golpismo endêmico permanecerá nas casernas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As mensagens golpistas apreendidas no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ordenança de Jair Bolsonaro, mostram que militares do entorno do ex-presidente não apenas discutiam com naturalidade a possibilidade de ruptura da democracia como ainda elaboravam raciocínios para revesti-la com um verniz de institucionalidade.

O otimista pode regozijar-se com o fato de que essa turma se preocupava em manter as aparências, o que não deixa de ser um tributo torto à democracia. Lembra um pouco a atitude dos ditadores que periodicamente organizam eleições fajutas as quais vencem com mais de 95% dos votos.

Esse, contudo, é um tema em que não me coloco entre os otimistas. A mentalidade golpista presente nas casernas é um problema e não acho que Lula vá se esforçar para resolvê-lo, muito pelo contrário.

O presidente Lula e o comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira - 4.abr.23/Folhapress - Folhapress

A prioridade do atual presidente é fazer uma administração sem sobressaltos castrenses, de modo que sua tendência é contemporizar. Ele até poderá cobrar a punição, judicial ou administrativa, dos casos mais gritantes, mas dificilmente se digladiará por uma reforma dos currículos das academias ou qualquer outra medida de maior alcance.

Entendo a posição de Lula e não vejo muito como criticá-lo. É importante, porém, frisar que foi a repetição do "não vamos mexer com isso agora" que nos colocou na situação em que nos encontramos, em que o golpismo militar, embora já não se materialize em quarteladas e rupturas constitucionais, continua a ser um fenômeno endêmico nos quarteis. Ao contrário do que muitos afirmam, não é algo restrito às patentes inferiores. Basta lembrar o infame tuíte de 2018 do general Eduardo Villas Bôas, em que, ao que parece com apoio de toda a cúpula militar de então, tentou pressionar o STF.

Mudar essa cultura exigiria abandonar a política de apaziguamento e rever a formação dos militares, forçando-os a encarar os crimes do passado. Ou seja, não vai acontecer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.