Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho
Descrição de chapéu G20 g8 mudança climática

Finanças climáticas no centro da agenda do G20

Com a presidência brasileira, agora é preciso criar modelos econômicos compatíveis com a natureza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As primeiras grandes reuniões do G20 sob a presidência do Brasil começam esta semana. Em um mundo cada vez mais fragmentado, pairam incertezas quanto à capacidade de as principais economias do mundo responderem aos imensos desafios provocados pelas guerras na Europa, Oriente Médio e África, pelo aumento da desigualdade e pela aceleração dos eventos extremos provocados pela mudança climática.

A liderança brasileira neste momento traz para o país o peso da responsabilidade. A tarefa é árdua, mas a oportunidade de ajudar a conduzir esse mundo tão conturbado para as trilhas do desenvolvimento econômico global sustentável e justo é histórica.

Entre os encontros dos chanceleres no Rio e a reunião de ministros das Finanças em São Paulo, na semana que vem, acontecerá o Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, nos dias 26 e 27. Organizado pelos institutos Arapyaú, Aya, Clima e Sociedade, Igarapé e Itaúsa, e pela Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia, é um evento oficial do G20 Social e vai reunir na capital paulista representantes nacionais e internacionais de governos, setor privado, sociedade civil e organismos multilaterais, com transmissão online aberta ao público.

Imagem aérea da floresta amazônica com uma nuvem de fumaça provocada por incêndio
Na presidência do G20, o Brasil terá papel importante na discussão das finanças climáticas para criar modelos econômicos compatíveis com a natureza - Leonardo Benassatto - 3.ago.23/Reuters

No centro da agenda do fórum, lançado na COP28 em Dubai em anúncio com o Ministério da Fazenda, está o necessário investimento na transição ecológica, passando por soluções financeiras baseadas na natureza e incentivos à bioeconomia.

O Brasil tem essa janela de oportunidade única para liderar pelo exemplo e se tornar uma economia desenvolvida verde. Essa janela começou com a Cúpula da Amazônia no ano passado, avança agora na presidência do G20 e vai até a COP30, em Belém. Temos de aproveitá-la para alavancar recursos e pactuar uma transição justa e inclusiva.

Não estamos falando de somas triviais. No lançamento do Plano de Transformação Ecológica, em Dubai, o ministro Fernando Haddad falou em investimentos da ordem de US$ 1 trilhão em dez anos para sua execução.

Há algumas semanas, o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Simon Stiell, trouxe o número de US$ 2,4 trilhões para que países emergentes consigam cumprir as metas climáticas do Acordo de Paris e deixar de vez o uso de combustíveis fósseis.

As somas são altas e a complexidade das negociações, ainda mais. Houve um longo caminho para que a COP28 incluísse em seu documento final o chamado "phase out" —a eliminação gradual dos combustíveis fósseis, ainda que de forma tímida. A COP29, que acontece em novembro deste ano em Baku, no Azerbaijão —outro grande produtor de petróleo— tem a missão de definir uma nova meta de financiamento climático para os países em desenvolvimento fazerem sua transição ecológica.

Nesse cenário, há que se destacar a aceitação da proposta brasileira de uma troika, um triunvirato composto pelas presidências da COP28, COP29 e COP30, para trabalharem juntas no aumento da ambição climática. O acordo inédito, fechado em Dubai durante o Carnaval, tem nos meios de implementação da transição um de seus principais desafios.

No caminho até a Cúpula de Belém, o sentido é de urgência. Um estudo de cientistas brasileiros, recém-publicado pela revista Nature, alerta que quase metade da floresta amazônica pode chegar ao ponto de não retorno até 2050 —ainda no tempo de gerações que estão no poder.

É preciso aproveitar a liderança do G20 e criar agora modelos econômicos compatíveis com a natureza, capazes de oferecer alternativas a quem hoje depende de economias danosas à floresta, e que valorizem os serviços ecossistêmicos fornecidos pelo planeta, dos quais mais de metade do PIB do mundo depende.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.