Jaime Spitzcovsky

Jornalista, foi correspondente da Folha em Moscou e Pequim.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jaime Spitzcovsky

Folha, lente centenária a moldar visões de mundo

Meu ingresso no jornalismo diário coincidiu com um período histórico ímpar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O tema, embora não fizesse parte do currículo, mobilizava a sala de aula com impressionante frequência. Naquele momento, debater a Folha e seu novo projeto editorial, implementado por Otavio Frias Filho, correspondia a tentativas de desvendar caminhos do jornalismo e, consequentemente, o futuro profissional de muitos daqueles universitários da comunicação.

Corria o ano de 1984, eu frequentava o curso de jornalismo da ECA-USP e observava, de longe, Otavio Frias Filho assumir a direção de Redação do jornal e implementar o Projeto Folha, apoiado em pilares como abordagem crítica, apartidarismo e pluralismo.

Em vários microcosmos jornalísticos, como o universitário, a Folha e suas mudanças revolucionárias aguçavam uma hiperpolarização. Havia os críticos, a, por exemplo, caçoar de idiossincrasias do "Manual da Redação" e a abominar a estratosférica exigência de qualidade, tensão constante a imperar no ambiente de trabalho.

Em outro polo, concentravam-se os fascinados pelo trepidante momento do jornalismo. Aderir ao Projeto Folha significava participar de uma efervescente iniciativa histórica. E eu, seguidor da Folha desde a infância, sonhava com a possibilidade.

Meu pai me levava à escola primária de carro e, no trajeto, eu lia fragmentos da Folha. Devorava inicialmente textos sobre o Corinthians, uma de minhas paixões. Pouco a pouco, o universo alvinegro disputava atenção com o noticiário internacional.

Adolescente, descobri a filatelia. Por meio dos selos, viajava pelo mundo. Um amigo de meus pais também gostava do colecionismo e, para minha admiração, era jornalista da Folha. Seu nome: Julio Abramczyk.

Sabedor de minha fascinação jornalística, Abramczyk me apresentou à então editora da Folhinha, Cecilia Zioni, e sugeriu textos meus, para crianças, sobre o passatempo. Proposta aceita, anunciava a edição de 12 de fevereiro de 1982: “Jaime Spitzcovsky é um rapaz de 16 anos, muito interessado em filatelia, isto é, em colecionar selos e descobrir um mundo de coisas novas e interessantes”.

Encostei, meses depois, os álbuns filatélicos na estante, parei a colaboração com a Folhinha e ingressei na universidade.

Naqueles anos, Otavio Frias Filho, empenhado em inovar, recheava a Redação com recém-saídos da faculdade, turma a dividir mesas e computadores com profissionais experimentados, donos de reconhecido prestígio e trajetória.

Fui contratado, como redator, aos 22 anos. Seis meses depois, Otavio me convidou a assumir a editoria de Exterior, atualmente denominada Mundo. A coragem do diretor de Redação me proporcionou acesso célere a anseios profissionais embalados desde a adolescência.

O ingresso no jornalismo diário coincidiu com a expansão inicial do Projeto Folha e também com um período histórico ímpar. Os anos 1980 e 1990 se mostraram pródigos em mudanças abissais.

No Brasil, a campanha das Diretas-já, a transição democrática, a eleição presidencial de 1989, o Plano Real. No cenário global, a queda do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria, a desintegração da URSS, a decolagem da China.

Para mim, da infância à maturidade, a Folha se encaixou como uma lente a ajudar na construção de minhas percepções de mundo. Mergulhei, na leitura ou na escrita, em temas variados, como Corinthians, selos, pets (outra paixão, sobre a qual discorri por alguns anos) ou geopolítica.

A lente alcançou agora o centenário. E, vivaz, continuará sempre à procura de novos enfoques.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.