Série de entrevistas Fuga para a Frente discute desafios do jornalismo e da democracia

Projeto reúne oito nomes influentes em áreas como jornalismo, mídias sociais, literatura e economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando um aspecto pioneiro da Folha era adotado pela concorrência, Otavio Frias Filho (1957-2018), diretor de Redação do jornal durante 34 anos, costumava dizer: “Temos de fugir para a frente!”.

Segundo o jornalista, o melhor modo de a Folha continuar sendo a Folha era olhando para o futuro, pensando na próxima novidade.

É essa a origem do nome Fuga para a Frente para a série de entrevistas que integra as celebrações dos 100 anos da Folha. O projeto reúne oito nomes influentes do Brasil e do exterior em áreas como jornalismo, mídias sociais, literatura e economia.

Nas conversas com os repórteres da Folha, esses convidados discutem questões contemporâneas do jornalismo, da política brasileira e internacional, e os desafios da democracia e da comunicação digital.

O escritor anglo-indiano Salman Rushdie, autor de livros como “Os Versos Satânicos” e “Os Filhos da Meia-Noite”, dá início à série nesta sexta (19).

Na próxima semana, o projeto vai contar com entrevistas com expoentes do jornalismo, como Nikole Hannah-Jones e Ben Smith, ambos do jornal americano The New York Times, e o veterano e muitas vezes premiado Seymour Hersh.

Outro destaque é Sally Lehrman, jornalista americana que dirige o Trust Project, iniciativa que tem como objetivo desenvolver protocolos e ferramentas para identificar conteúdo confiável na internet.

Dois convidados estão no universo da economia, embora em fronts diferentes: a empresária brasileira Luiza Trajano e o economista sérvio-americano Branko Milanovic, um dos grandes estudiosos da atualidade dos temas ligados à desigualdade social.

No domingo (28), Fuga para a Frente recebe o youtuber e empresário Felipe Neto, nome cada vez mais influente na arena pública brasileira.

Montagem com Sally Lehrman, Luiza Trajano, Nikole Hannah-Jones, Branko Milanovic, Seymour Hersh, Salman Rushdie,  Ben Smith e Felipe Neto, entrevistados da série Fuga para a Frente
Sally Lehrman, Luiza Trajano, Nikole Hannah-Jones, Branko Milanovic, Seymour Hersh, Salman Rushdie, Ben Smith e Felipe Neto, entrevistados da série Fuga para a Frente - AFP, New York times, Folhapres e Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.