Janio de Freitas

Jornalista

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Janio de Freitas
Descrição de chapéu Guerra na Ucrânia Rússia

Onde estão as vítimas da guerra

Alheios à tragédia ucraniana são sujeitados a dificuldades por não estarem no perde-ganha das potências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A guerra econômica, financeira, cultural e esportiva dos Estados Unidos e da União Europeia à Rússia realiza um sonho de 105 anos das potências ocidentais.

Desde a extinção do czarismo, só por uma vez a punição destrutiva foi tentada, na guerra civil fomentada por nações ocidentais contra a revolução comunista em 1917, com o Exército Branco dos restauradores derrotado pelo Exército Vermelho.

Mas derrubar Putin e, no mesmo passo, a potência russa, só para os Estados Unidos tem o velho sentido.

O que pesa sobre Putin é mais do que o ataque brutal aos ucranianos. É também o fato de ser uma lembrança ativa da União Soviética.

Detroços de aeronave russa que caiu na Ucrânia no dia 5 de março - 5.mar.22/Reuters

Na competição da tecnologia armamentista, na corrida pelo uso estratégico do espaço e pela influência em numerosos países e regiões, a Rússia pós-comunista manteve os projetos da nação alheios à mudança do regime. Política com que a União Europeia conviveu sem maiores asperezas, apesar de alguma contraposição em apoios militares.

Aos europeus, no entanto, o reverso econômico e social das punições à Rússia custará muito mais do que aos americanos. Ainda maiores, só os danos sociais lançados sobre meros espectadores. Os favelados do Brasil, os trabalhadores brasileiros de baixos salários, os desempregados e aposentados, às dezenas de milhões, já estão sofrendo danos muito maiores do que os americanos e os europeus: "...disparada de preços de petróleo, trigo e outros produtos caminha para a maior alta semanal em 50 anos", dito melhor, em meio século.

Com os brasileiros, seus iguais no restante do mundo.

Os preços dependem de motivo para subir. Se alguns o tiverem, os demais os seguem. Os salários, não. Quando enfim aumentados, será a "correção salarial", mentira urdida para encobrir a diferença entre o índice de inflação, dito corretivo, e o verdadeiro aumento do custo dos assalariados por viver e ter família.

Há, nisso, poderosa dose de sem-vergonhice. À qual, até onde pode ir meu testemunho, só se negaram os governos de Getúlio, Jango, Sarney, Itamar, Lula e Dilma. Os demais 19, desde o fim da ditadura de Getúlio em 1945, foram unânimes na política econômica de classe e na demagogia.

Os palpites sobre o futuro são incontáveis, mas a imensidão de possibilidades da guerra e de suas consequências ridiculariza os tantos cartomantes de ocasião.

Uma observação séria do professor de relações internacionais Felipe Loureiro, por exemplo, aponta para a incerteza até das pretendidas punições. É grande o risco de seu excesso ou mau direcionamento levar a resultados como a unidade interna, para resistir a toda pressão externa. Lembrou ele o caso extremo do Japão, que, sufocando sob as sanções dos Estados Unidos contra seu expansionismo asiático, partiu para a guerra com o ataque a Pearl Harbor.

No sexto dia da guerra, uma TV europeia —não é preciso dizer o país— iniciou assim uma crônica de guerra: "Dois lados. Há sempre dois lados na guerra". Feita essa elucidação, era dispensável ouvir mais. Os dois lados lá estão na Ucrânia e no mistério do futuro.

O problema é que, sendo duas guerras, os dois são três: Rússia, Ucrânia e, na sua ofensiva sem tiros, a aliança de Estados Unidos e União Europeia, que tem objetivos também à parte da tragédia ucraniana.

E lembrando ainda o lado dos alheios à guerra e sujeitados à maior dificuldade de viver por não estar no perde-ganha das potências.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.