João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Whoopi Goldberg aprendeu que o racismo também explica o Holocausto

Ver o mundo em preto e branco é caminho rápido para ser cruel sem perceber

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ver o mundo em preto e branco nunca fez bem a ninguém. Tempos atrás, escrevi nesta Folha que existe um estranho esquecimento nas discussões atuais sobre racismo: os judeus.

O pretexto era o livro de David Baddiel, "Jews Don't Count", que arrisca várias hipóteses para esse esquecimento. O antissemitismo é religioso, dizem uns. O antissemitismo é uma forma de antissionismo, dizem outros.

Fracas explicações, diz Baddiel. Há judeus ateus. Há judeus que marcham contra o Estado de Israel. O antissemita não discrimina na hora de odiar ou matar.

Ilustração mostra arame farpado em vermelho sendo envolto por outro tipo de arame farpado, em preto
Publicada nesta segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022 - Angelo Abu

Para o autor, a resistência em incluir os judeus nas vítimas de racismo está na forma estreita como o próprio racismo é discutido hoje em dia: uma espécie de clube exclusivo onde só os negros têm voz.

Nada mais falso. O racismo existe onde existe um preconceito contra uma "raça" que se considera inferior ou sub-humana. E existem dois crimes nessa atitude: um crime científico, no uso da palavra "raça", e um crime moral, na discriminação exercida sobre minorias.

Nesse sentido, negros, indígenas, ciganos, judeus, albinos, uigures —todos podem ser vítimas de racismo. A cor da pele é um detalhe quando falamos de submissão e poder.

Esse foi o primeiro erro de Whoopi Goldberg. Aconteceu em programa de TV, quando se discutia a proibição da graphic novel "Maus" numa escola do Tennessee: o Holocausto não foi por racismo, afirmou a atriz. Foi pura desumanidade do homem sobre o homem —do homem branco sobre o homem branco, entenda-se.

Horas depois, a atriz pediu desculpas por sua ignorância. Parece que o racismo também explica o Holocausto, no fim das contas.

Mas existe um segundo erro na teoria de Whoopi Goldberg, que ganha contornos bem irônicos: se existe um momento em que o antissemitismo ganhou dimensão genocida por motivos raciais foi precisamente na Alemanha nazista.

Nem sempre foi assim. Quando olhamos para a milenar história do antijudaísmo (talvez essa palavra seja mais correta que antissemitismo), é possível encontrar diferentes camadas de ódio, cada uma com sua natureza.

O antijudaísmo romano era essencialmente político e nascia da vontade do império em subjugar uma minoria no Oriente Médio. A destruição do Segundo Templo em 70 d.C., como resposta às rebeliões judaicas, e a consequente dispersão dos judeus pelo império romano marca o fim desse antijudaísmo político na antiguidade.

Segue-se um antijudaísmo religioso, em que os judeus são vistos como assassinos de Jesus. Na Europa cristã, e sobretudo com a Reforma Protestante do século 16, as matanças antijudaicas são justificadas à luz do dogma religioso.

Mas é no século 19 que o antijudaísmo racial desponta como marca distintiva: a pureza da raça rapidamente contamina o nacionalismo alemão. Com os nazistas, essa doença atinge paroxismos de repulsa e destruição.

No seu "Mein Kampf", Hitler é explícito: "sempre que os arianos misturam o seu sangue com o de povos inferiores, o resultado é a extinção do elemento civilizador".

A título de exemplo, o grotesco Adolfo citava a colonização da América Latina por contraposição à América do Norte. Na primeira, os colonizadores foram portugueses e espanhóis, ou seja, raças inferiores que não hesitaram em misturar o seu sangue com raças ainda mais inferiores.

Na América do Norte, o elemento germânico sempre foi avesso a essas misturas. Razão pela qual era possível encontrar uma civilização desenvolvida a norte, mas não a sul.

A conclusão prática desse "raciocínio" (digamos assim) dispensa grandes comentários. Exceto para lembrar que a "solução final para a questão judaica", decidida em Wannsee há 80 anos, mostra bem como a prioridade em 1942 não era apenas vencer a guerra (objetivo que se revelava cada vez mais difícil, perante a tenaz soviética e americana que se fechava sobre Berlim).

Era mobilizar os recursos necessários para exterminar uma "raça" —tarefa a que os soldados do Reich se dedicaram até a rendição, e mesmo depois dela.

Ver o mundo em preto e branco nunca fez bem a ninguém, repito. Porque esse é o caminho mais rápido para você ser cruel sem perceber que é.

Whoopi Goldberg, suspensa do canal ABC (um absurdo exagero), aprendeu isso a duras penas. E você?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.