Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

Finalmente Guedes vai te surpreender

Surpreende ver quanto o ministro está disposto a abrir mão para seguir no poder

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Estava eu lavando a louça depois do almoço de sábado quando me ocorreu a dúvida: “Por onde andará Paulo Guedes? Onde foi parar?” Eis que o encontrei na Folha de segunda, numa longa entrevista.

Nela, vemos o mesmo Guedes de sempre: ótimo com as palavras, otimista, ambicioso. O Brasil de seu discurso navega de vento em popa, faz reformas, cresce e é a inveja do mundo. Até a Amazônia vai bem.

“Aí vem o terceiro ano [de governo], e vamos surpreender de novo.” Espera; por acaso alguém ficou surpreso com o desempenho do Brasil nos dois últimos anos? Corrijo-me: alguém ficou positivamente surpreso?

Eu entendo a situação difícil de Guedes. Dificilmente o liberalismo será uma ideologia de massas. É a sina de quem, em vez de prometer utopias, impõe limites —ao gasto, ao poder dos governantes, à vontade da maioria.

Por isso, a melhor aposta de liberais é trabalhar junto de diferentes governos, deixando um legado positivo. Collor, Itamar, FHC e Lula: todos tiveram contribuições decisivas de ministros ou secretários liberais. Abertura comercial, Plano Real, Lei da Responsabilidade Fiscal, Bolsa Família. Dilma, quando a crise apertou, chamou Joaquim Levy para tentar colocar ordem na casa, sem sucesso.

Não tenho dúvidas de que o governo Bolsonaro é um pouco menos ruim graças a Guedes e sua equipe. Foi melhor ter a reforma da Previdência em 2019 —mesmo com os privilégios dos militares— do que não ter nada. Imagine o bolsonarismo sem Guedes.

A imbecilidade, truculência e incompetência seriam as mesmas, mas sem nenhum aceno na direção da responsabilidade fiscal; pelo contrário, gastando até não poder mais para retomar a antiga visão desenvolvimentista da ditadura militar.

Ao mesmo tempo, a equipe da articulação política, Rogério Marinho e outros, livres para azeitar as relações com o Congresso. Admitamos que, mesmo com ele, já está basicamente assim. Mas ele segue tentando.

Ou tentava. Agora não tenta nem mesmo disfarçar: a estratégia do momento é gastar mais e/ou melhor para vencer as eleições. É claro que Bolsonaro não vai querer cortar de um lado para favorecer outro; tirar do pobre para ajudar o paupérrimo.

Aliás, não só do pobre; nem dos ricos e dos grupos privilegiados ele tem coragem de cortar. Toda a inteligência de Guedes e sua equipe servirá para bolar soluções criativas para que o aumento de gastos caiba no emaranhado de regras fiscais vigentes.

Aquilo que não foi abandonado sem maiores cerimônias (alguém se lembra da agenda de abertura comercial?) foi ou mutilado até a potência mínima ou, pior, cooptado pela velha política do centrão, aliado do governo. Assim, a Câmara aprovou na semana passada uma privatização da Eletrobras em que os subsídios, as obrigações de compra em termelétricas e outros jabutis mais do que superam os ganhos esperados da privatização.

Se na fala do próprio ministro, notoriamente hiperbólica, dada a pintar ganhos trilionários para todo lado, o “grau de adesão do presidente à agenda econômica” já caiu de 99% para 65%, imagine o grau real.

Por algum motivo insondável, liberais (não todos, não todos!) e traders da Faria Lima decidiram embarcar em peso no projeto de um político fisiológico do centrão que ficou famoso defendendo tortura, esquadrões da morte e violência física contra homossexuais. A única surpresa nessa história a essa altura é constatar quanto Guedes está disposto a abrir mão para continuar no poder.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.