Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

Perseguição judicial à Transparência Internacional mostra que ela está correta

Pedido de investigação de Dias Toffoli agrava o sintoma que busca atacar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se alguém precisava de uma confirmação externa dos alertas que a Transparência Internacional fez quanto ao combate à corrupção no Brasil, o ministro Dias Toffoli entregou.

A TI causou preocupação entre as autoridades brasileiras ao divulgar seu Índice de Percepção da Corrupção 2023, ranking mundial em que o Brasil caiu dez posições, indo para a posição 104 de 180, empatado com Sérvia, Ucrânia e Argélia. Inicialmente, o então ministro da Justiça Flávio Dino criticou as "afirmações exóticas" do relatório. Agora, Dias Toffoli ordena a investigação da TI por acusações de que ela iria gerir dinheiro público de multas cobradas pelo Ministério Público.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli em cerimônia do Poder Executivo no Palácio do Planalto, em Brasília
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli em cerimônia do Poder Executivo no Palácio do Planalto, em Brasília - Adriano Machado - 1º.fev.24/Reuters

O relatório sobre o Brasil que acompanha o ranking (Retrospectiva Brasil 2023) faz uma análise da piora de nosso país. Nele, sobram críticas não só ao Supremo, como também aos governos Bolsonaro e Lula. Bolsonaro é acusado de ter solapado três pilares do combate à corrupção: nomeou um PGR submisso, comprou o centrão com orçamento secreto e causou "redução drástica" da transparência e do acesso à informação. Lula é criticado também por sua nomeação de PGR e pela indicação de Zanin ao Supremo.

Grande parte da piora, contudo, é atribuída ao Judiciário. Reconhecendo o papel que o Judiciário teve na defesa da democracia, o relatório aponta que a hipertrofia de seus poderes facilita que sejam "utilizados para propósitos muito distantes da heroica resistência democrática", como nas decisões de Dias Toffoli de suspender as multas bilionárias de Novonor (ex-Odebrecht) e J&F, inclusive em meio a conflito de interesses. Teria sido essa crítica individualizada que motivou o pedido de investigação?

Seja como for, tudo indica que será uma investigação rápida. Os acordos da TI com o Ministério Público sempre vedaram qualquer repasse de recursos à instituição. Conforme atestado em nota do MPF em novembro de 2019, quando a acusação havia sido reproduzida pelo ministro Gilmar Mendes: "Ao contrário do afirmado pelo eminente ministro, a Transparência Internacional (TI) nunca geriu –não geriria e tampouco gerirá– os R$ 2,3 bilhões firmados no acordo de leniência [...]." E ainda: "[...] a Transparência Internacional não recebeu nenhum tipo de remuneração pela assistência prestada. Pelo contrário, [...] ficou estabelecida –bem como amplamente divulgada na imprensa– a proibição de qualquer transferência de recursos para que a instituição realizasse seu trabalho."

Não há nada sólido na acusação. Há, isso sim, uma verdade dura e impossível de apagar: o petrolão aconteceu, e foi sob o governo do PT. Por mais que se requentem teorias da conspiração —como Lula volta e meia faz— ou que o Judiciário anule cada condenação passada, os fatos continuarão conhecidos por todos, bem como a constatação de que as multas suspensas significam a devolução do dinheiro roubado para os ladrões.

A pesquisa da Transparência Internacional pode ser perfeitamente questionada. É, afinal, uma pesquisa sobre percepção de corrupção, e não de sua extensão real, difícil de medir. Vê-la perseguida pelo Judiciário, contudo, ao mesmo tempo em que os réus confessos do maior esquema de nossa história recebem seu dinheiro de volta, só terá um efeito: aumentar a nossa percepção da corrupção. O pedido de Toffoli agrava o sintoma que busca atacar. Depois não reclamem de novas quedas no índice.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.