José Manuel Diogo

Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, é fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

José Manuel Diogo

Língua portuguesa une culturas diversas e tece redes que transcendem fronteiras geográficas

Ao construir a Casa da Cidadania da Língua, Associação Portugal Brasil 200 anos está a construir futuro do idioma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A relação entre cultura e território é uma dança delicada. A cultura é um tecido de tradições, expressões artísticas e crenças que se moldam e se transformam ao longo do tempo e do espaço, enquanto o território é o palco onde essa dança acontece. Juntos, cultura e território formam um mosaico vivo e pulsante, que reflete a diversidade e a riqueza da experiência humana.

A língua é a essência da conexão entre as pessoas e o território onde elas vivem. É um elo imensurável que traz à tona a identidade, a história e as nuances de uma comunidade. É a porta de entrada para os códigos partilhados pela sociedade e um poderoso veículo que dá vida a narrativas, poesias, canções e diálogos que refletem a singularidade dos seus falantes.

Monumento aos Descobrimentos na região do Belém em Lisboa - Lalo de Almeira - 28.mar.18/Folhapress

A língua é a alma de um povo; a essência da expressão e da transmissão da cultura e um tesouro inestimável que une e fortalece as relações entre todos os que a habitam.

Hoje, a globalização e a mobilidade constante dos agentes culturais acrescentam uma nova realidade a este panorama. Embora sempre tenham existido intercâmbios entre os falantes da língua, tais como shows, festivais e turnês internacionais, eles se tornaram tão comuns que já não se é mais estrangeiro na mesma língua.

As diásporas culturais da língua portuguesa —in situ e online— provam isso, mostrando que manifestações culturais existem verdadeiramente na língua, mais do que em qualquer teatro, palco, cinema, streaming ou podcast em que se expressem. A língua já não é mais um simples instrumento; é a própria plataforma.

Organizar eventos de conhecimento em português que ultrapassem fronteiras oferece oportunidades únicas para enriquecimento pessoal, ampliação de horizontes, promoção da diversidade cultural e construção de pontes de diálogo.

Essa tarefa, porém, apresenta desafios significativos, pois com ela vem a necessidade de compreender as particularidades culturais, respeitar tradições e sensibilidades e evitar a imposição das "nossas" perspectivas que, muitas vezes sem intenção, comprometem a autenticidade e a integridade culturais.

A língua portuguesa é um elo que une culturas diversas, tecendo uma rede de significados que transcende fronteiras geográficas. Seu papel é fundamental na construção das identidades sociais no futuro. A promoção de uma cidadania da língua baseada no fortalecimento da diversidade que enriquece o mundo valoriza e honra a riqueza de um patrimônio compartilhado por muitos países e comunidades, abrindo caminhos para a definição de novos conceitos de cidadania.

Ao construir a Casa da Cidadania da Língua, destinada a encontrar os melhores caminhos para a promoção, pesquisa e partilha de conhecimento e cultura entre falantes da língua portuguesa, independentemente da sua origem territorial, a Associação Portugal Brasil 200 anos, em parceria com instituições sociais e culturais dos países de língua portuguesa, está a construir-lhe o futuro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.