Josimar Melo

Jornalista, crítico gastronômico, curador de conteúdo e apresentador do canal de TV Sabor & Arte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Josimar Melo

Oito anos como colunista de turismo me ajudaram a refinar escrita mais livre

Despeço-me da coluna deste jornal, após trajetória que começou em 2015 unindo minha rotina de viagens ligadas à gastronomia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comunicado pelo jornal de que esta seria minha última coluna de Turismo, impossível não pensar nesta trajetória desde minha estreia em abril de 2015.

A proposta do então editor-executivo (hoje diretor de Redação) Sérgio Dávila era de unir minha rotina de viagens ligadas à gastronomia (para conhecer cozinhas e bebidas pelo mundo) ao olhar do turista. E foi mais ou menos assim. No começo.

Ilustração
Ilustração feita para coluna de Josimar Melo, publicada em 2019 - Maíra Mendes/Folhapress

Mas logo comecei a me desgarrar. No papel de crítico gastronômico que sou há décadas, eu me impunha uma disciplina de isenção jornalística e análise objetiva (postura que se tornou uma marca registrada e até, ouso dizer, uma escola). Mas uma vez por quinzena, como cronista, me senti mais livre para dar vazão à imaginação, tanto no conteúdo quanto no estilo. Que divertido (e que alívio!) me sentir menos jornalista e mais escritor...

Em pouco tempo, "turismo" foi virando um pretexto para o texto. Uma espécie de Hitchcock de minhas crônicas: assim como o cineasta aparecia por alguns segundos em seus filmes, em muitos dos meus textos o "turismo" era um coadjuvante, aparecendo apenas de passagem.

Documentário Meu nome é Alfred Hitchcock
O cineasta Alfred Hitchcock - Divulgação

Verdade que muitas vezes havia um fato concreto muito ligado ao tema que ocupava a coluna. Mas sabendo que nas páginas do caderno já havia reportagens circunstanciadas sobre o assunto, frequentemente eu resvalei para outras áreas do conhecimento ou do sentimento humano.

Cartagena ou Guadalajara viravam pretexto para falar de García Márquez e Juan Rulfo. Um exílio em Santa Catarina ou viagens clandestinas a Paris foram motivos para criticar a ditadura militar. Uma insônia produzia a reflexão sobre a viagem ao inconsciente. A quase cegueira momentânea em Londres remeteu à especulação sobre a cabeça anglo-saxã.

Às vezes me questionava: será que era isto que o leitor —e mesmo meus colegas editores— esperavam? Ou deveria ser mais convencional? Na dúvida, seguia em frente, até mesmo criando histórias ficcionais de amor (mas –para manter a presença hitchcockiana do turismo— elas se passavam em outros países...).

As dúvidas sobre a possível inadequação dos textos se dissiparam quando recebi, da minha editora, um email relatando comentários do diretor do jornal, Otavio Frias Filho (1957-2018), sobre minha colaboração: "Otavio liga para elogiar as colunas (...). Acha que são textos finos, inteligentes, que ele se esmera em escrever, que está no veio certo e explorando bem".

É sempre bom ser elogiado por quem paga pelo seu trabalho. Mas o que me deixou lisonjeado foi que Otavio, além do jornalista que marcou a imprensa brasileira, foi um dos intelectuais mais refinados do país –e, se ele admirava meus escritos, algo de bom deveriam ter.

Aliás, a última vez em que falei com ele foi três meses antes de sua morte, já doente. Ele me ligou para dizer que acabara de ler, no jornal recém-impresso, minha coluna que iria para as bancas no dia seguinte (com relatos sobre a Patagônia argentina). Elogiou meu trabalho, e me leu o trecho onde eu dizia que a "merluza negra tem carne alva que se desmancha, com sabor salino tão discreto quanto seus delicados flocos de porcelana", acrescentando: "ler isto me abriu o apetite, o que neste meu momento de fastio é maravilhoso". Fiquei muito tocado.

Foram oito anos neste canto do jornal. Mas viagem é movimento –e vocês me encontrarão deslocando-me alguns centímetros para lá ou para cá por estas páginas, especialmente em Comida e Turismo. E sempre empenhado em exercer uma escrita cada vez mais inspirada, no conteúdo e na forma, como procurei refinar ao longo da revigorante experiência de colunista que a Folha me proporcionou.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.