Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Governador de SP faz que vai, mas não vai, e na indecisão são mais vidas que se vão

O futebol causa aglomerações e passa sensação de normalidade, duas causas da catástrofe sanitária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

João Agripino Doria avisou na segunda-feira (8) que no dia seguinte anunciaria a paralisação do futebol em São Paulo.

Na terça (9), refugou. A quarta (10) passou em branco, quer dizer, teve jogos, e na quinta (11), finalmente, diferentemente do que propunha o Príncipe, anunciou a suspensão do Paulistinha. Mas só a partir desta segunda (15), se é que não voltará atrás.

Faz o mal aos poucos, em vez de cortá-lo pela raiz.

 O Governador do estado de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa para anúncio de novas medidas de combate ao coronavírus
O Governador do estado de São Paulo, João Doria, durante coletiva de imprensa para anúncio de novas medidas de combate ao coronavírus - Governo do Estado de São Paulo

Joãozinho Nove, homenagem da coluna ao massacre de Paraisópolis, faz como o goleiro inseguro, o zagueiro indeciso, o centroavante que titubeia na cara do gol. Só que em vez de sofrer ou deixar de fazer gols, suas idas e vindas causam mortes.

Lembremos que tudo começou ainda dias antes das eleições municipais, quando, como os negacionistas de Brasília, Agripino e Bruno Covas se recusaram a tomar as medidas que a situação já exigia.

O futebol causa aglomerações e passa sensação de normalidade, duas causas da catástrofe sanitária. E mente quem diz não haver caso de jogador atuar infectado: Lucas Piton, do Corinthians, enfrentou o Palmeiras numa noite e testou positivo na manhã seguinte.

Espanholização
O tema voltou com o Palmeiras, no lugar do Corinthians, e o Flamengo com cadeira cativa, alviverde e rubro-negro que acumulam as melhores taças nos últimos anos, embora não necessariamente as disputando entre si, o que já atenua a hegemonia.

O risco do duopólio existe, mas o tamanho das massas torcedoras dos clubes mais populares permite evitar a concentração de poder e conquistas em apenas dois clubes.

Além de ser necessário, para garantir a autossustentabilidade, mudar o modelo de gestão e adotar a SAF, a Sociedade Anônima do Futebol. Para não depender de raro gestor esclarecido ou de mecenato.

Mario Filho
O que leva um bando de deputados, com o Rio em estado desesperador, a propor mudança de nome do Maracanã?

Do mesmo modo que não faz sentido mudar o nome do Rei Pelé, em Maceió, para Rainha Marta, é estupidez pensar em trocar o nome de Mario (por favor, sem acento) Filho pelo do Rei. Homenagear o melhor jogador de todos os tempos sempre valerá, mas não deve ser à custa de assassinar a história.

Lionel e Cristiano
Outra boa polêmica da semana deu-se em torno do fim do reinado de Messi e Cristiano Ronaldo, ambos alijados das quartas da Champions, o que não acontecia desde a temporada 2004/05.

“Deus castiga quem o craque fustiga”, ensinou mestre Armando Nogueira, e será prudente ir devagar com o andor.

Quantas vezes não se decretou o fim do Santos e o Santos ressurgiu? Pelé não estava acabado antes da Copa de 1970?

Os dois gênios jamais foram andorinhas solitárias que fizeram os verões do Barcelona e do Real Madrid. Sempre tiveram juntos coadjuvantes que, a rigor, eram protagonistas também. Hoje não têm mais, mas ainda podem ter. Aguardemos.

Aliás, a constatação enobrece ainda mais as trajetórias de Mané Garrincha e Diego Maradona, capazes de brilhar quase sozinhos em duas Copas.

De repente
Não mais que de repente, em meio ao país devastado, surge uma luz no fim do túnel e não é o trem na contramão.

O restabelecimento da justiça e um pronunciamento foram capazes de reacender a esperança do fim da barbárie e da retomada do processo civilizatório. Que assim prossiga.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.