Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

O resultado do resultadismo: quem vê placar poucas vezes olha para o desempenho

Corinthians e Palmeiras não venceram, mas seus treinadores acertaram ao poupar titulares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vencer no futebol brasileiro é o que importa, diria o Conselheiro Acácio, não tivesse o personagem sido criado por Eça de Queiroz em 1878, para o livro Primo Basílio, 16 anos antes de Charles Miller desembarcar no Brasil com duas bolas e o livro de regras, além de um par de chuteiras, uniformes usados e uma bomba para encher as bolas.

Como o São Paulo ganhou do Palmeiras pela Copa do Brasil, já há quem diga não ser o alviverde tudo isso, embora diga com muito medo do que acontecerá no jogo de volta.

E o Corinthians, que, diferentemente do Palmeiras contra o São Paulo, goleou na Copa do Brasil e também só empatou no Campeonato Brasileiro diante do Santos?

Como tudo depende do resultado, a vitória palmeirense por 2 a 1 nos acréscimos já está minimizada, como se os descontos não fizessem parte do jogo, e a derrota por 1 a 0 na primeira partida do mata-mata provasse que não há por que temê-lo.

Com vários reservas, Palmeiras tropeçou no Avaí - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Já o Corinthians é tratado, depois do 0 a 0 contra quem havia feito 4 a 0 três dias antes, embora no segundo jogo tenha usado sete meninos, como quem tenha jogado dois pontos no lixo.

Ora, em primeiro lugar, o Santos é o Santos, não o amontoado goleado, e, entre poupar para buscar bom resultado contra o Boca Juniors nesta terça-feira (28) para seguir adiante na Libertadores e investir no Brasileiro que não poderá vencer, parece corretíssima a escolha feita.

Tivesse vencido, e esteve a ponto de vencer, seria bestial.

Aí até o menino Du Queiroz sentiu problema muscular e passa a ser dúvida para enfrentar os xeneizes.

É curioso como todos são convencidos de que o calendário é desumano, mas, na hora de um resultado negativo, o massacre de músculos, ossos e mentes é esquecido e a cobrança se dá como se vivêssemos o melhor dos mundos, com jogos apenas uma vez por semana, quem sabe dois, jamais três.

Mais curioso ainda é ver o torcedor entender melhor que os críticos as entrevistas dos treinadores.

O que lembra uma época nem tão longínqua em que a altitude era considerada frescura porque, dizia-se sem ser verdade que o Santos de Pelé jogava em La Paz e goleava, o que nunca aconteceu, porque ganhava apertado na Bolívia e, aí sim, massacrava na Vila Belmiro.

Em 1962, por exemplo, única vez em que o Santos jogou na capital boliviana pela Libertadores, a vitória contra o Deportivo Municipal aconteceu por 4 a 3. Três dias depois, na então Vila mais famosa do mundo, o resultado foi de 6 a 1.

O Corinthians, três dias após uma goleada por 4 a 0 sobre o Santos, deu descanso a titulares e ficou no zero com o mesmo adversário - Carla Carniel - 25.jun.22/Reuters

O negacionismo nacional não se limita às vacinas e à Covid, aos ataques ao meio ambiente, à fome ou à corrupção federal, mas, também, ao que dizem as Ciências do Esporte.

Não pensem a rara leitora e o raro leitor que toda essa catilinária é para justificar os maus resultados dos dois últimos jogos do Bayern brasileiro, o Palmeiras, aí incluído o empate por 2 a 2 com o Avaí, na Ressacada, ao poupar mais de meio time em bom jogo pelo Brasileiro.

Porque o Bayern ganhou o decacampeonato alemão com cinco derrotas e cinco empates em 34 jogos em 2021/2022.

Abel Ferreira errou ao poupar titulares em Santa Catarina?

Nada disso. Limitou-se a pensar que a vida continua e que há muito a enfrentar até o fim da temporada.

É preciso, no mínimo, um pouco de empatia, de se botar no lugar do próximo, no caso, dos treinadores, suas possibilidades e frustrações.

Os dois treinadores portugueses acertaram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.