Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri

Atléticos vencem, três paulistas perdem, o campeonato está como o diabo gosta

Derrotas de Palmeiras e Corinthians acirram briga por primeiras posições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Era bastante previsível que os reservas do Corinthians seriam derrotados pelo belo futebol jogado pelo Fluminense no Maracanã.

A goleada por 4 a 0, porém, não estava nos planos de ninguém — a não ser nos de Fernando Diniz, Germán Cano, Fred e Manoel, os três últimos autores dos quatro dos gols.

Também ninguém apostaria no Athletico contra o Palmeiras na casa verde.

Era tão óbvio que o alviverde abriria, ao menos, cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado que o 2 a 0 para os paranaenses surpreendeu a todos — menos, provavelmente, a Felipão e seus Vitor, o menino revelação Vitor Roque e o ex-são-paulino Vitor Bueno, autores dos gols da vitória tão expressiva e marcante.

Manoel (à esq.) marcou um dos gols do Fluminense na vitória sobre o Corinthians, de Júnior Moraes (à dir.)
Manoel (à esq.) marcou um dos gols do Fluminense na vitória sobre o Corinthians, de Júnior Moraes (à dir.) - Rodrigo coca - 2.jul.22/ Ag. Corinthians

​Vencer o Juventude por 2 a 1, em Caxias do Sul, como fez o outro Atlético, o Mineiro, não eram favas contadas, mas perfeitamente exigível pelas diferenças entre ambos. E não deu outra.

Os Atléticos estão a dois pontos do Palmeiras e o Corinthians, apesar de tudo, a apenas três.

Como de todos os times que estão no topo do Campeonato Brasileiro o mais provável é a continuidade de Palmeiras e Galo na Libertadores e, mais possível, a do Furacão que a do Corinthians, talvez a eliminação pelo Boca Juniors habilite o alvinegro a brigar na parte de cima da tabela.

O Inter ameaça com uma campanha equilibrada e o Fluminense começa a encantar com consistência.

Já o Flamengo, ainda distante oito pontos do líder, parece costear o alambrado — e são tantos os reforços que estarão no campeonato a partir de 18 de julho que o melhor a fazer é guardar a bola de cristal e aguardar o rolar da bola de futebol.

Bipolaridade

O santista se animou ao ver o Corinthians levar de quatro do Fluminense e pensou que ainda dá para sobreviver na Copa do Brasil. Mas ao ver mais uma derrota em casa, agora para o Flamengo por 2 a 1, se lembrou que o efeito Vila Belmiro já não é mais o mesmo.

Único Paulista

Só o São Paulo venceu entre os paulistas e ganhou pela primeira vez fora de casa, em Goiânia, 2 a 1 no Atlético Goianiense.

Jogou mal de novo, desta vez com a novidade de ter feito dois tempos ruins, não apenas o segundo, como tem sido habitual, mas voltou feliz para casa com os dois gols de Luciano.

Só que quatro titulares receberam o terceiro cartão amarelo e Luciano, Diego Costa, Léo, Gabriel Neves e Rodrigo Nestor não enfrentarão o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, na próxima rodada.

Se com eles foi complicado vencer o Goianiense, imagine o Mineiro.

Gol contra

Está em curso no Congresso Nacional mais um retrocesso legislativo, agora com a Lei Pelé como alvo.
Articulação da cartolagem do futebol, nesta quarta-feira (6) deve ser votada apressadamente mudanças na atual legislação que, entre outros retrocessos, alivia quem desrespeitar as regras atuais para mesmo assim continuar a receber recursos públicos.

As alterações atropelam o projeto de lei fruto de ampla discussão nos últimos três anos que prevê a criação de um Fundo Nacional do Esporte para financiar a formação esportiva dos brasileiros, entre outros aspectos não contemplados pela Lei Pelé.

Com o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) como relator, mais uma vez o Congresso Nacional está prestes a impedir que conquistas iluministas, desta vez no esporte, tenham prosseguimento na vida nacional.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.