Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu
Previdência

Por uma vida menos pacata

Provável candidato, Barbosa desperta interesse e precisará revelar ideário político-econômico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa antes de participar de reunião com representantes do PSB em Brasília
O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa antes de participar de reunião com representantes do PSB em Brasília - Ueslei Marcelino/Reuters

Em 1º de julho de 2014, um Joaquim Barbosa que se dizia com a “alma leve” deixava precocemente o STF (Supremo Tribunal Federal) após 11 anos. Nos últimos dois, comandara a alta corte em uma gestão ruidosa, com ataques à advocacia, à imprensa, e à própria magistratura, depois de ter relatado o histórico processo do mensalão.

“A política não tem na minha vida essa importância toda, a não ser como objeto de estudo e reflexão”, declarou naquela data quando questionado sobre as chances de uma candidatura futura, em 2018. Na disputa de 2014, mesmo fora do páreo, o então presidente do Supremo chegou a pontuar 14% no Datafolha.

De lá para cá, a Operação Lava Jato ganhou tração, uma presidente da República foi impichada, seu sucessor denunciado duas vezes por suspeitas de corrupção e o antecessor, condenado e preso. O Brasil aparentemente mudou, como também aparenta ter mudado Joaquim Barbosa.

O ex-ministro é hoje o presidenciável que mais desperta o interesse do mercado, dos investidores estrangeiros, dos empresários, da mídia e do mundo político. Sua (pseudo) hesitação em oficializar-se pré-candidato tende a seguir o mesmo roteiro da filiação ao PSB, de última hora. “Eu ainda não consegui convencer a mim mesmo de que devo ser candidato”, despista, elencando ainda resistência da família e divergências regionais do partido. 

Antes e pós-confirmação, o neopeessebista será convocado a expor seu ideário político, econômico e social. Sua rotina —de viagens ao exterior, visitas familiares e passeios pelo calçadão carioca— será objeto de assédio. Além do benefício integral que recebe como aposentado do STF, suas outras fontes de renda —venda de pareceres e palestras— serão vasculhadas. Escrutínio legítimo e necessário a que deve ser submetido qualquer um que se arvore aspirante ao Palácio do Planalto.

Há quem duvide da resiliência de uma candidatura Barbosa. Até que ponto, o ex-ministro estará disposto a uma vida menos pacata? 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.