Julianna Sofia

Jornalista, secretária de Redação da Sucursal de Brasília.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julianna Sofia
Descrição de chapéu Previdência

Sim para Michelle

Presidente acatou pedido da primeira-dama para mudar Previdência. Há outros 277 na fila

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A primeira-dama Michelle Bolsonaro pediu ao marido que exclua da reforma da Previdência dispositivo que poderia reduzir os direitos de deficientes físicos e intelectuais (grau leve e moderado) a pensões do INSS. Jair Bolsonaro atendeu. Mandou seus auxiliares revisarem a medida, pois se trata de demanda irrecusável, vindo de quem vem.

Deputados apresentaram 277 pedidos para alterar a PEC previdenciária —volume 70% maior que o registrado na reforma das aposentadorias de Michel Temer, que naufragou na Câmara em 2017. Em sua maioria, as emendas propostas pelos parlamentares buscam rever o endurecimento de normas para as aposentadorias de policiais e professores, além dos benefícios de idosos carentes e trabalhadores rurais.

O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em abril deste ano
O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto, em abril deste ano - Evaristo Sa - 5.abr.19/AFP

Também querem estabelecer uma regra de transição para a idade mínima de servidores públicos e barrar o aumento das alíquotas previdenciárias para o funcionalismo.

 

O PL (ex-PR), legenda que comanda a comissão especial que analisa a nova Previdência, sugeriu uma mudança ainda mais abrangente. A emenda do partido pode encolher a economia de R$ 1,2 trilhão em dez anos, sonhada pelo ministro Paulo Guedes (Economia), para valores próximos de R$ 600 bilhões no mesmo período.

O relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), também pretende modificar pontos considerados vitais para o impacto fiscal calculado pelo governo. Planeja, por exemplo, manter a atual forma de cálculo dos benefícios, que leva em conta as 80% maiores contribuições previdenciárias do trabalhador, e não 100% delas, como previsto no texto do Executivo.

Há ainda outros itens sem consenso, em que o governo precisará gastar latim e encontrar solução intermediária, como a criação do regime de capitalização e a inclusão dos servidores estaduais na PEC.  

Bolsonaro disse sim a Michelle. Precisará exercitar vocábulo oposto, inclusive com seu PSL, para não ver sua reforma reduzida a cinzas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.