Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A desconfortável dor nas costas

OMS recomenda terapias físicas e psicológicas para tratar o problema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A dor lombar caracteriza-se por uma frequente dor nas costas, a lombalgia crônica, que pode levar o paciente a uma aposentadoria precoce. A sensação dolorosa é delimitada desde a linha abaixo do rebordo costal até a região dos glúteos.

Desde 2018 a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda evitar soluções médicas excessivas para este problema e desestimular o uso de analgésicos, injeções de esteroides e cirurgia da coluna vertebral, substituindo-os por terapias físicas e psicológicas.

A professora Mayilee Canizares, de Toronto, Canadá, publicou estudo na revista Arthritis Care & Research sugerindo que as pessoas com dor nas costas constituem um grupo heterogêneo, com base em amostra de 12.782 pessoas da população canadense.

Costas de homem
OMS recomenda evitar soluções médicas excessivas para dor nas costas e desestimular o uso de analgésicos - Eduardo Knapp/Folhapress

A cada dois anos e durante 16 anos entrevistou os participantes em relação à dor lombar. Concluiu que quase a metade (45,6%) referiu dor nas costas pelo menos uma vez.

Essa amostra da população foi dividida em 4 grupos. Para 18%, as dores foram persistentes; para 28,1%, em crescimento; para 20,5%, em recuperação; e para 33,4%, ocasionais.

Canizares também observou que 1 em cada 5 pessoas com dor nas costas recuperou-se do problema, mas continuou usando opioides e antidepressivos.

Além disso, um em cada três pacientes apresentou dor persistente que provocava incapacidade física, depressão e uso de medicamentos

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.