Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

A prevenção da fragilidade no idoso

Contagem de passos e aumentar caminhadas podem ajudar na prevenção de problemas de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A fragilidade no idoso traz consigo riscos que abrem caminho para o seu descanso final.

No Japão, o professor Daiki Watanabe e colaboradores do grupo de estudos de Kameoka, em Kyoto, Japão, concluíram que andar pelo menos um pouco diariamente, porém aumentando o número de passos a cada dia, previne a fragilidade do idoso.

Essa frágil situação de pessoas de idade provoca alterações no equilíbrio de várias funções do seu organismo. Aumenta com a idade avançada e está relacionada a riscos de mortalidade e de incapacidade.

No Journal of the American Geriatrics Society de outubro, os autores citam estudos referindo que a contagem dos passos diários dos idosos é uma das abordagens mais razoáveis e econômicas para reduzir o risco de eventuais problemas como sarcopenia (perda de massa muscular), diabetes e doença cardiovascular.

Homem que aparenta estar saindo de uma casa colorida, cercada por vegetação
A contagem dos passos em idosos é uma das abordagens razoáveis e econômicas para reduzir o risco de eventuais problemas de saúde - Mohd Rasfan/AFP

Em particular no caso de diabetes em idosos, o aumento da taxa de glicose no sangue pode levar a distúrbio de visão de graves consequências, além de eventual dano na função dos rins.

O estudo conclui que aumentando em mil passos por dia (cerca de dez minutos de atividade diariamente) é possível fazer a prevenção da fragilidade no idoso.

Participaram da pesquisa 3.616 idosos com idade de 65 anos ou mais, tendo sido computados a média diária de 4.081 passos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.