Karla Monteiro

Jornalista e escritora, publicou os livros "Karmatopia: Uma Viagem à Índia", ​"Sob Pressão: A Rotina de Guerra de um Médico Brasileiro" (com Marcio Maranhão) e "Samuel Wainer: O Homem que Estava Lá​"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Karla Monteiro
Descrição de chapéu América Latina

Livro revela atuação da ditadura brasileira no golpe contra Allende

Enquanto lia 'O Brasil contra a Democracia', o ronco dos gorilas ecoava de Brasília, ocupada pela xepa do regime militar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No capítulo 13, intitulado 11 de setembro de 1973, meu queixo tremeu: o La Moneda sob intenso bombardeiro, Salvador Allende entrincheirado, a opção pelo suicídio. Quando já não mais podia resistir, o presidente do Chile, eleito democraticamente no pleito de 1970, apoia o maxilar na ponta do cano da AK-47 que Fidel Castro lhe presenteara e aperta o gatilho.

Nas últimas três semanas, mergulhei neste livro espetacular: "O Brasil contra a Democracia", do jornalista Roberto Simon. Enquanto eu devorava as quase 500 páginas, de Brasília, a capital ocupada pela xepa do regime militar, chegavam-me roncos dos gorilas, celebrando o 31 de março. ​Aliás, os gorilas não merecem a associação. Mas era assim que os fardados traidores da democracia eram chamados no tempo retratado na obra.

Fidel Castro (esq.) e Salvador Allende durante visita do líder cubano a Santiago em 1972 - Reuters

Muito bem-documentado e muito bem-escrito, o livro de Simon nos planta na América do Sul das quarteladas, costurando com maestria a trama que conecta a ditadura brasileira a Washington, com Brasil e Estados Unidos atuando em paralelo para desestabilizar o Chile de Salvador Allende. Não satisfeita em aniquilar a liberdade em território nacional, a gorilada se esforçava para exportar barbárie para todo o Cone Sul.

A imagem cristalizada do Brasil cordeiro dos Estados Unidos tomba. Como nos demonstra o autor, o presidente Médici tinha suas próprias motivações. Além das questões de ideologia e geopolítica, o Chile dos anos 1970 era um ninho de "subversivos" brasileiros.

Entre esses, nomes notórios, como Darcy Ribeiro, Almino Afonso, José Serra, Carlos Minc. Para estender os tentáculos da repressão, tornava-se urgente golpear a "Cuba do Pacífico".

A CIA no Chile

Por sua vez, o republicano Richard Nixon também encontrava-se incomodado com a ascensão de um socialista ao governo do Chile. A documentação que Simon amealhou nos arquivos americanos é riquíssima. Nas conversas de Nixon com seus assessores, a trama que, anos antes, derrubara Jango no Brasil, surge em frases casuais.

Por exemplo: "Walters é agressivo, criativo, impiedoso e teve muito a ver com o que aconteceu no Brasil em 1964", comenta orgulhoso o presidente dos Estados Unidos, falando de Vernon Walters, adido militar na embaixada no Rio à época do golpe.

Em 1971, ao visitar a Casa Branca, Médici contou a Nixon que estava em contato com militares chilenos para apear Allende e previu que este desfecho não tardaria. De pronto, o presidente americano, atolado até o pescoço no Vietnã, ofereceu "dinheiro ou outra ajuda discreta".

Antes mesmo de Allende ser eleito, na verdade, Henry Kissinger, conselheiro de Segurança Nacional e eminência parda da política externa do governo Richard Nixon, já havia decidido o destino de Allende. Na sua avaliação, os Estados Unidos não deveriam "ficar parados e ver um país virar comunista por causa da irresponsabilidade do seu próprio povo".

"Nixon acreditava que, do México para baixo, apenas ditaduras eram realmente confiáveis e boas para os Estados Unidos. Regimes civis davam dores de cabeça", escreveu o autor.

A imprensa

Curiosas duas passagens de "O Brasil contra a Democracia" sobre o papel da imprensa brasileira nesta história. Em junho de 1973, na primeira tentativa de derrubar Allende, um cinegrafista argentino filmara a própria morte. Na cena encontrada no rolo de filmes, o militar aparecia apontando a pistola na direção da câmera, até apertar o gatilho.

Com as imagens correndo o mundo, o Globo resolveu dar uma forcinha aos golpistas, publicando uma entrevista em que um jornalista chileno atribuía o assassinato a allendistas. O diário de Roberto Marinho, notório apoiador da ditadura brasileira, só se esqueceu de avisar aos leitores que o jornalista em questão era partidário do Patria y Libertad, o mais notório grupo de extrema direita do Chile.

Na mão oposta, no dia seguinte ao famigerado 11 de setembro, o Jornal do Brasil saiu com uma capa histórica. Proibido pela censura de dar manchete para o ocorrido no Chile, o saudoso Alberto Dines, então diretor de Redação, soltou uma edição sem manchete alguma. Pela primeira vez, uma primeira página sem título ganhava as bancas.

A obra de Roberto Simon é fundamental, inquietante, triste. Nos anos 1960-1970, a democracia brasileira fora a primeira a escorrer pelo ralo das conspirações que engolfavam a convulsionada América do Sul no auge da Guerra Fria.

Exatos 58 anos depois, o Brasil está de novo na vanguarda, sob ameaças abjetas dos gorilas aboletados no governo de Jair Bolsonaro, eleito após um longo e tenebroso processo de desestabilização. Fico imaginando o que os pesquisadores encontrarão nos arquivos daqui a meio século.

Gabriel Boric que se segure!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.