Katia Rubio

Professora da USP, jornalista e psicóloga, é autora de "Atletas Olímpicos Brasileiros"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Katia Rubio

Olimpíada pode ser desfigurada por uma força microscópica

Epidemia do coronavírus pode comprometer realização dos Jogos de Tóquio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não cheguei agora de outro planeta e respeito o calendário gregoriano, aquele mesmo promulgado por Sua Santidade, o papa Gregório 13, em 1582, e prontamente adotado pelos países católicos europeus.

Tornou-se referência global para demarcar o ano civil, e desde então sabemos exatamente a ordem dos dias, semanas e anos, inclusive os anos bissextos, como é este. Dizem que o tempo é preciso, então os calendários também deveriam sê-lo.

 

Muito bem. Tudo isso para dizer que, neste último dia de fevereiro, celebro o início de mais um ano, porque um outro dado desprezado pelo papa Gregório determina o movimento dessa terra que fica do lado de baixo do Equador.

Acabado o Carnaval, contamos agora com a rotina básica para fazer o ano acontecer, muito embora ocorreram fatos nesses dois primeiros meses que já seriam suficientes para determinar o fim de uma era e o início de novos bons tempos.

O marco deste ano esportivo é sem dúvida a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Celebrados como a primeira edição olímpica pós agenda 20+20, Tóquio promete muitas novidades com o consagrado padrão de qualidade nipônico. O planejamento exemplar aponta para a quase perfeição. Arenas já estão prontas há meses e têm sido palco de eventos-teste, como deve ser. Há simulações que vão de controle de tráfego a evacuação em caso de acidentes naturais, como um terremoto.

Mas parece que os deuses do Olimpo querem mesmo testar esses seres imperfeitos e falíveis, afinal a perfeição e a imortalidade não foram feitas para os humanos.

Nem mesmo o mais pessimista dos organizadores poderia contar com um tipo de vida que não se enxerga a olho nu, mas que pode nocautear o melhor dos sumotoris ou dos pesos pesados da luta olímpica.
O coronavírus ronda os Jogos Olímpicos.

Isso quer dizer que a competição mais celebrada do mundo, mais ansiada pelos atletas e de maior visibilidade planetária corre o risco de ser desfigurada por uma força microscópica, destituída de consciência ou intenção. Que mundo curioso esse onde os extremos se testam em seus pontos mais fracos.

Ao longo de pouco mais de um século, os Jogos Olímpicos sobreviveram às duas Grandes Guerras Mundiais, à Guerra Fria, a dois boicotes, à transformação do amadorismo, à profissionalização dos atletas e da estrutura dos Jogos.

Sem contar as inúmeras tensões geradas pela geopolítica internacional e os diferentes interesses comerciais que insistem em alterar a ordem natural da coisa olímpica. Sofreu um abalo imenso com o atentado em Munique e a morte de atletas, mas, naquele momento, e agora também, o que se ouve é que “the show must go on”.

Essa expressão foi proferida pelo presidente do COI em 1972, depois da confirmação das mortes ocorridas na Vila Olímpica. Os Jogos não podiam parar. Deu-se um dia de luto e, na sequência, as competições recomeçaram, apesar da tristeza e da dor.

Percebo que neste momento as tensões geradas por essa enfermidade que já se tornou global seguem de perto o padrão escândalo que uma nova doença gera em tempos de virtualidade.

 

O pânico se instala de imediato, como nos filmes de terror e de ficção. No Rio, em 2016, foi o vírus da zika a fonte geradora de pânico, o que fez muitos estrangeiros não virem ao Brasil. A economia não girou como se desejava, mas os Jogos ocorreram.

Fã do Real Madrid usa máscara em meio epidemia do novo coronavírus durante o primeiro jogo das oitavas-de-final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Manchester City -
Fã do Real Madrid usa máscara em meio epidemia do novo coronavírus durante o primeiro jogo das oitavas-de-final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Manchester City - Susana Vera - 26.fev.20/Reuters

Agora, já se fala em cancelamento ou mesmo de realização das competições com as arenas sem público. Isso seria mesmo Jogos Olímpicos? A quem serve a propagação desse tipo de informação? Fica aqui a questão para as próximas semanas. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.