Laura Müller Machado

Mestre em Economia Aplicada pela USP, é professora do Insper e foi secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Müller Machado
Descrição de chapéu DeltaFolha Governo Lula

Cadastro Único, nosso melhor instrumento de política social, precisa ser potencializado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Cadastro Único é o instrumento de concessão do Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, da tarifa social do saneamento e outros programas. É a principal porta de entrada de toda política pública social destinada aos mais vulneráveis.

Após a perda de qualidade gerada pelo incentivo adverso dos pisos monetários no Auxílio Brasil e no Auxílio emergencial, o cadastro teve um último ano de esforços e sucessos. No entanto, a caminhada ainda é longa: não apenas nessa recuperação, mas também em definições estruturais nunca antes equacionadas.

A Constituição estabelece em seu artigo 6º que "todo brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá direito a uma renda básica familiar". O Brasil avançou ao constitucionalizar uma renda mínima, mas os próximos passos não são menos desafiadores: o país precisa entender os conceitos de renda e básica.

Fila para atualização de dados do CadÚnico em Salvador.
Fila para atualização de dados do CadÚnico em Salvador. - 11.nov.2021 (Franco Adailton/Folhapress)

Será que, por básica, se espera que seja definida uma cifra absoluta? Uma linha de pobreza como, por exemplo, os R$ 218 per capita do Bolsa Família? A Europa estabelece um dispositivo de referência que atualiza a linha para cima quando um país enriquece —sempre que possível, para além da inflação. O Brasil não tem esse mecanismo postulado.

E o que se entende por renda? Tanto a Organização das Nações Unidas (ONU) quanto a Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomendam que a composição da renda considere sua parcela não monetária —produção para consumo próprio e transferências recebidas em bens como doações e heranças, entre outras. Também não temos um dispositivo regulamentado a respeito.

Considerando o Bolsa Família como ele é —sem observar a renda não monetária e com uma linha fixa de pobreza—, podemos mimetizar, tentar simular os conceitos de universo, família e renda do Cadastro Único e contrastá-lo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC).

O Cadastro Único é autodeclaratório, enquanto a pesquisa é feita pelo IBGE em uma amostra de domicílios e, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características socioeconômicas da população. Nada garante que o cadastro de 2023 meça as mesmas coisas que a PnadC de 2022, e toda aproximação de informações e conceitos diferentes tem limitações.

Um estudo do Insper lançado em 8 de março, feito a partir de uma tentativa de compatibilização de conceitos, contrasta ambas as pesquisas. Ele encontrou 22,3 milhões de famílias vulneráveis no Cadastro Único de 2023 e 15,8 milhões de famílias na PnadC de 2022: uma diferença de 6,6 milhões, ou 29% a mais.

A depender do conceito de renda usado na mimetização, a diferença pode variar entre 2 milhões e 9,6 milhões. A heterogeneidade é enorme entre os estados: Rondônia, Roraima e Santa Catarina têm quantidades muito similares na comparação, enquanto Rio de Janeiro, Amapá e Piauí têm o dobro de famílias vulneráveis na PnadC.

Caso pudéssemos melhorar a qualidade do cadastro, poderíamos, por exemplo, aumentar a linha de pobreza com os novos recursos. Quais as implicações desse contraste encontrado para a política pública? Precisamos de uma avaliação da qualidade mais profunda, que envolva a dupla checagem de uma amostra dos cadastrados, com a finalidade de entender falhas e aperfeiçoamentos possíveis.

Outra implicação é a oportunidade de compartilhamento de boas práticas de cadastramento entre estados e municípios. Se existem regiões com resultados melhores, é de extrema importância que suas práticas sejam compartilhadas.

Mas talvez o mais importante: como devemos definir pobreza e renda básica? Diferenças de entendimento do artigo 6º geram intervenções, perfis e números de beneficiários distintos.

Sem esses conceitos discutidos, qualquer escolha é válida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.