Laura Muller

Psicóloga clínica, comunicadora e especialista em educação sexual. É autora de 'Educação Sexual em 8 Lições - Como Orientar da Infância à Adolescência', entre outras obras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Laura Muller
Descrição de chapéu Todas réveillon

Uma lista com 4 resoluções de Ano Novo para sua vida sexual ser boa em 2024

No ano que começa, o principal é buscar jeitos de levar a vida amorosa e sexual de um jeito mais tranquilo e sossegado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sim, final de ano é tempo de fazer vários planos para o ano seguinte. Listas e listas de metas, projetos, ideias, desejos etc. E no campo sexual? Não poderia ser diferente: há quem faça planos e mais planos de mudanças e realizações. E é desses planos que vamos falar agora por aqui. Vamos lá?

Pensei em sugerir uma listinha de metas no campo sexual para 2024. São elas:

1. Seja cada vez mais você. Fazer as coisas do seu jeito, no seu tempo, deixa o amor e o sexo muito mais espontâneos e prazerosos. Querer agir como o amigo ou a amiga não costuma ser uma boa escolha. Melhor se investigar e encontrar o seu caminho de vivenciar os seus prazeres.

Mulher olha para o mar - Personare

2. Tente deixar a culpa de lado. Muitas pessoas relacionam as vivências sexuais com algo de errado e sujo. Como se masturbar, por exemplo. Muita gente sente prazer, claro, mas há quem, junto disso, acabe sentindo também culpa por estar fazendo algo "que não deveria". É importante saber que não há nada de feio ou sujo em sentir prazer ao tocar o próprio corpo. Deixar pra lá a culpa em situações como essa pode fazer superbem.

3. Não se exija demais. Voltamos a falar aqui de algo que insisto nas nossas colunas: a questão da cobrança, que só atrapalha o seu prazer (e o de quem está ao seu lado). Então, tente não se exigir demais. Perfeição não existe! E perfeccionismo só traz sofrimento.

4. Aposte mais no humor e na descontração. Em situações delicadas, sejam elas no amor e/ou no sexo, ou em qualquer outro campo, lidar com elas com descontração e, por que não, bom humor pode deixar tudo bem mais simples. Por exemplo, se o rapaz perdeu a ereção. Ou se a moça não conseguiu ter orgasmo. Ok, não saiu como planejado. Mas ficar se torturando é uma péssima escolha. Será que não dá para relaxar um pouco e apostar na descontração e no bom humor? Lembre do item anterior desta coluna: perfeição não existe!

Enfim, sem me alongar nessa listinha de planos (ou dicas) para 2024, digo que, em resumo, o principal é buscar jeitos de levar a vida amorosa e sexual de um jeito bem mais tranquilo e sossegado. O seu prazer agradece!

Então, desejo a você um feliz Ano Novo! Estarei de volta por aqui em fevereiro de 2024. Até mais!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.