Leandro Colon

Diretor da Sucursal de Brasília, foi correspondente em Londres. Vencedor de dois prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Leandro Colon
Descrição de chapéu Eleições 2018

A terra prometida

Alckmin, Paes e Skaf começam campanha tentando driblar relação com aliados problemáticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dois dias depois de sentar à mesa com personagens da Lava Jato para sacramentar o apoio do centrão, Geraldo Alckmin celebrou a aliança com o PTB, chefiado pelo delator do mensalão, Roberto Jefferson.

“Aqueles que veem aliança com olhar mesquinho estão enganados”, declarou o tucano na convenção da sigla. Já o petebista disse que o ex-governador vai “nos guiar à terra prometida” como “Moisés no deserto”.

Alckmin falou em fazer um governo que “honre as tradições” do PTB. O pré-candidato do PSDB à Presidência deveria ser mais claro. Se a tradição a que se refere for a do PTB a partir da redemocratização, a terra prometida será um balcão de cargos.

O tucano selou o acordo com a legenda no meio da investigação da Polícia Federal sobre fraudes na emissão de registros sindicais pelo Ministério do Trabalho, entregue ao partido de Jefferson por Michel Temer. 

A filha do comandante do PTB, deputada Cristiane Brasil, só compareceu ao evento que oficializou  apoio a Alckmin, no sábado (28), após autorização de última hora do STF. Ela e o pai são alvos do inquérito policial.

No domingo (29), Eduardo Paes lançou sua candidatura ao governo do Rio pelo DEM. Ele filiou-se ao partido como tentativa de sobrevivência política depois que o MDB local, pelo qual dirigiu a prefeitura, foi alvejado pela Lava Jato. Seu ex-aliado e ex-governador Sérgio Cabral está preso e o atual, Luiz Fernando Pezão, sem forças, teve de entregar a chave da segurança para o Planalto.

Ao falar na convenção do DEM, Paes ignorou os escândalos. Alexandre Pinto, seu ex-secretário de obras nos tempos de prefeito, foi preso acusado de receber propina no exterior.

Em São Paulo, Paulo Skaf lançou a candidatura ao governo paulista pelo MDB sem a imagem de Temer nem menção ao padrinho político. Em delação, Marcelo Odebrecht afirmou que acertou com Temer, em jantar no Jaburu em 2014, o repasse de R$ 6 milhões para a campanha de Skaf a governador naquele ano.

O teor do encontro é investigado pela Procuradoria-Geral da República.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.