Luciana Coelho

Secretária-assistente de Redação, foi editora do Núcleo de Cidades, correspondente em Nova York, Genebra e Washington e editora de Mundo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luciana Coelho
Descrição de chapéu Maratona

Em nova temporada, 'And Just Like That' mata a alma de 'Sex and the City'

Atualizar série da HBO não exigiu apenas abraçar diversidade, mas sacrificar diálogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando Michael Patrick King decidiu trazer suas heroínas de salto para esta terceira década do século 21, precisou tomar algumas decisões.

Primeiro, não era mais possível contar a história de mulheres bem-sucedidas em Manhattan hoje apenas com personagens brancas, heterossexuais, não deficientes e magras. Daí a ideia exaustivamente comentada na primeira temporada de "And Just Like That", de variar cor de pele, orientação sexual e manequins do elenco central.

A estreia deste segundo ano da sequência de "Sex and the City" deixa evidente outra adequação: os longos diálogos entre as amigas (e coadjuvantes) que deram alma à série original junto com o guarda-roupa excepcional foram transformados em cenas muito mais curtas, com tiradas rápidas que se adaptam à impaciência do espectador alimentado a "shorts" e TikTok.

Se a primeira decisão pareceu louvável embora forçada, esta fere de morte a história de amizade que ainda poderia render bons episódios.

Nem o podcast de Carrie, que assumiu o posto de condutor do enredo, desenvolve uma ideia com começo, meio e as famosas reticências.

Em linguagem tuítica, os dramas que arranhavam o verniz de grifes e vanguarda fashion não estofam as personagens nem para efeito cômico nem para desenvolvimento dramático. Não é culpa do formato; muitos roteiristas criam personagens palpáveis mesmo com edição frenética.

Aqui, é como se Carrie, Miranda e Charlotte —porque Samantha é quase uma ideia no ar— virassem uma caricatura das originais, e as novas personagens servissem ao trio, igualmente rasas.

Aliás, há uma exceção. Carrie (Sarah Jessica Parker) e Charlotte (Kristin Davis) são elas mesmas carregadas nas tintas, e Miranda virou outra coisa. Não porque a personagem se descubra lésbica (ou bissexual, o roteiro não define) ao se apaixonar por Che (Sara Ramírez), humorista não-binária/o.

Despertares tardios acontecem, e a própria Cynthia Nixon, intérprete da advogada ruiva, é exemplo. Incoerente é sua personalidade frágil, um arremedo da mulher determinada que sempre foi. Disposta a portar-se como sombra de seu par, torna-se irreconhecível e insuportável para o espectador.

Não se espera que ninguém assista "Sex and the City" ou "And Just Like That" para pensar nos grandes dramas da humanidade, claro. Na série, o mundo é pequeno. É bom ver roupas bonitas, ouvir conversas sobre relacionamento/sexo e crises profissionais com as quais eventualmente possamos nos identificar, ou só dar umas risadas. Exceto pelo figurino, porém, nada sobrou.

Um bom resumo (numa roupa!) do que a série virou é a tentativa de Carrie de "ressignificar" seu vestido de noiva para o Met Gala —não tema o spoiler, a cena está no primeiro episódio.

Ela veste a peça, joga uma capa azul-pavão feita por uma estilista iniciante em cima para se adequar à ocasião. Ninguém, ao seu redor, liga, nem o espectador.

Entre a nostalgia e a releitura, o vestido de capa é soporífero.


Novos episódios de ‘And Just Like That’ vão ao ar na HBO e HBOMax às quintas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.