Luiza Duarte

Correspondente na Ásia, doutora em ciência política pela Universidade Sorbonne-Nouvelle e mestre em estudos de mídia pela Universidade Panthéon-Assas.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiza Duarte

Onda de calor afeta 800 milhões de pessoas na China

Temperaturas extremas têm se tornado mais frequentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto termômetros na Europa registraram máxima recorde nos últimos dias, parte da China também está imersa em uma intensa onda de calor que já dura três semanas. A temperatura ultrapassou a casa dos 40ºC no país e a Administração Meteorológica da China (CMA) renovou um alerta laranja de calor, o segundo mais alto em uma escala de quatro.

Temperaturas recordes foram registradas em quase uma dúzia de cidades, incluindo Pequim, Chongqing e centros urbanos nas províncias de Hebei e Shandong, de acordo com a imprensa chinesa.

Pessoas lotam praia em Qingdao, na China, em dia de forte calor - AFP

Calor ou frio extremos têm se tornado mais frequentes no mundo. Mudança na temperatura não é raro episódio que afeta pontualmente grupos de riscos, como idosos e crianças, e sim um preocupante padrão que se desenha em escala global e traz consequências diretas para a vida de milhões de pessoas nas mais diversas regiões do mundo.

O calor que atinge as megacidades chinesas nas últimas semanas gerou pico no consumo de eletricidade na nação mais populosa do mundo e vem colocando recursos hídricos sob estresse.

Chineses lotaram parques aquáticos e praias e seguem com o ar condicionado constantemente ligado. É justamente o período entre o final de julho e início de agosto o mais quente do ano.

Crianças e adultos circulam no sul da China com um arco de plástico colorido envolta do pescoço que tem um ventilador em cada extremidade jogando constantemente ar fresco no rosto. É o mais novo item “de sobrevivência” do verão chinês.

Hong Kong acompanha a evolução do clima local através do Observatório de Hong Kong, autoridade meteorológica do território, há 1.884 anos, e os dias de “calor extremo” têm se tornado mais frequentes.

Em 2018, o território chinês registrou o inverno mais quente, desde que esses dados começaram a ser coletados. No mesmo ano, termômetros marcaram 47ºC em Sydney. Temperatura mais alta desde 1939 na Austrália.

Embora a China não disponha de dados comparáveis para todo o território em série histórica, estudos recentes confirmam o aumento da temperatura registrada no país a cada ano.

Imagens de satélite evidenciam o impressionante derretimento de geleiras na bacia do rio Yarkant, no Xinjiang. Esse processo se acelerou nas últimas duas décadas, como mostra o relatório do Greenpeace publicado no verão passado. A China possui mais de 46 mil geleiras. É a terceira maior concentração de neve e gelo do mundo.

O aumento da temperatura está acelerando o desgelo, elevando o nível do mar e ameaçando diversas áreas urbanas na costa. Segundo o Banco Mundial, Jacarta e Cantão, Shenzhen e Hong Kong estão entre as cidades costeiras mais expostas do mundo aos efeitos das mudanças climáticas.

Essa semana, o presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou que pretende construir um muro gigante no mar para proteger Jacarta da elevação das águas. O projeto de 42 bilhões de dólares visa salvar a cidade de 10 milhões de habitantes, que em algumas áreas já esta até quatro metros abaixo do nível do mar. A capital indonésia vem afundado a uma taxa de 10 centímetros ao ano.

Os países que estão investindo em políticas de prevenção e de proteção ao meio ambiente são os que estarão melhor preparados, são onde as pessoas terão mais chance. Sem o claro entendimento da mudança climática e como ela vai remodelar a forma como vamos viver nas próximas décadas, assistiremos desmunidos a desastres naturais, migrações e a uma vasta cartela de outras.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.