Luiz Felipe Pondé

Escritor e ensaísta, autor de "Notas sobre a Esperança e o Desespero" e “A Era do Niilismo”. É doutor em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Luiz Felipe Pondé

Deus me livre da moda, prefiro a companhia de um clássico como o Demônio

Este sempre será um debatedor elegante e sem pressa de conquistar nada, longe de quem 'pensa' para ocupar espaços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um leve anacronismo pode ser uma forma de sobrevivência em meio ao mundo da intelligentsia. Trazer à tona assuntos fora de moda pode ser um indício de relevância —há que se lembrar que a moda é, por princípio, inimiga do pensamento original, por isso mesmo deveríamos lembrar esse detalhe metodológico a quem hoje se entrega ao debate maçante sobre a inteligência artificial, os impasses de gêneros e a "ameaça à democracia".

Deus me livre da moda, prefiro a companhia de um velho clássico como o Demônio. Este, eterno como é, sempre será um debatedor elegante e sem pressa de conquistar nada, muito longe de quem "pensa" para ocupar espaços e engajar mudos.

Para mim, a grande metáfora sintética da experiência humana na Terra é de uma ópera. Quão menos moderno como virtude melhor. Modernidade só como fado.

Russell Kirk (1918-1994) foi um filósofo, crítico social e historiador das ideias. Sei que os inteligentinhos correrão a dizer que ele era conservador. Mas esta palavra, normalmente, quando citada na grande mídia e na imensa maioria das universidades, significa, simplesmente, alguém que não seria de bom tom convidar para jantar em sua casa —não sei o que é pior, um estúpido progressista ou um reacionário que cospe nos outros quando fala. Ainda mais, depois de Bolsonaro, permaneceremos por décadas alienados dessa categoria histórico-filosófica.

Título: A fuga para a outra margem. A ilustração de Ricardo Cammarota foi executada manualmente em técnica pastel oleoso em tons de cores vermelho, rosa escuro, laranja e preto.  A imagem horizontal na proporção 17,5cm x 9,5cm, apresenta duas figuras com aspectos sombrios, com chifres na cabeça, asas e rabos, brindando em taças com líquido preto. Abaixo, entre os dois personagens, há um buraco negro no chão.
Ricardo Cammarota

A obra de Kirk, "A Era de T.S. Eliot, Imaginação Moral no Século XX" foi lançada no Brasil em 2011 pela É Realizações —Eliot viveu entre 1888 e 1965. Contando com uma sólida introdução sobre o autor, escrita pelo historiador Alex Catharino, a obra é um presente para quem gostaria de entender o pensamento do grande poeta Eliot.

A título de ilustração, farei uma citação do Eliot, trazida por Benjamin G. Lockerd Jr., na introdução a terceira edição americana da obra em questão, que consta na edição brasileira.

"E a possibilidade de condenação eterna é um alívio tão grande em um mundo de reforma eleitoral, plebiscitos, reforma dos sexos e do vestuário, que a própria danação é uma forma imediata de salvação – da salvação do tédio da vida moderna, porque, ao menos, dá algum significado para a vida".

Eliot morreu em 1965. Inegável sua condição de profeta do vazio da modernidade e da miséria de nossas obsessões intelectuais. Para o poeta, enxergar o mal no mundo —ou o pecado, como queira— faria de você uma pessoa adiante do nosso tempo.

A publicação de muitos títulos pela mesma editora da obra do historiador galês Christopher Dawson (1889-1970) é uma bênção. Como apresentação ao seu "espiritualismo histórico", a recém-lançada obra do historiador Maurício G. Righi, "O Sábio de Malvern Hills, O Espiritualismo Histórico de Christopher Dawson" –publicação da mesma editora–, é uma excelente entrada no universo de um historiador que ousou dizer que as religiões estão no centro e são a matriz da dinâmica social e política, e não o materialismo dos modos de produção.

Os títulos "A Criação do Ocidente, A Religião e a Civilização Medieval" e "Progresso e Religião, Uma Investigação Histórica" são exemplos consistentes de seu pensamento histórico.

No primeiro, Dawson mostra como a idade média implicou uma dinâmica de liberdade do pensamento sem submissão a ordens políticas, portanto nunca foi a idade das trevas que nos acostumamos a pensar. Aliás, como diz o filósofo francês Alain de Libera, os medievais nunca foram monotemáticos e obcecados por uma ou duas ideias que explicariam tudo como nós modernos. Os pobres de espíritos somos nós.

No segundo, o progresso como "industrialismo" ou o amor futurista à máquina, é visto como uma fraqueza de espírito, que em vez de ampliar nossa visão da natureza, do mundo e de nós mesmos, nos atola na extinção de tudo o que não seja imediato e calculável pelo dinheiro.

Em meio à "terra desolada" —poema de Eliot— habitamos "corredores sombrios onde os sonhos nos espreitam, onde as histórias primitivas se escondem". O lugar em que "o vento escolheu como ninho", em que almas despedaçadas temem o destino dos "ossos secos".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.