Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Baile de máscaras

Por trás dos filtros de embelezamento existe um narcisista pós-moderno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

“A Moça com Filtro de Gatinho” (filtro sobre tela de iPhone, autor desconhecido) pode ser considerada uma Gioconda contemporânea. Seu sorriso dúbio e enigmático, também conhecido como “carão”, impossibilita qualquer certeza a respeito do estado de ânimo da criatura retratada —um híbrido de humano e felino, provavelmente atravessando a adolescência, a julgar pelo delineado impecável em volta dos olhos.

Por trás do filtro de embelezamento do Facetune existe um narcisista pós-moderno que não precisa gastar tubos de dinheiro com bichectomia, harmonização facial, botox e lentes de contato dental. Em vez de passar os dias enfurnado em uma clínica de estética ou uma academia, ele perde a mesma quantidade de tempo editando suas fotos até se transformar em um boneco de cera. Terminou seu romance com o espelho, que insistia em esfregar em sua cara o reflexo de suas olheiras, poros entupidos e entradas capilares.

Pessoa de cabelos pretos e compridos segurando máscara e gato em frente ao rosto
Silvis/Folhapress

Já o filtro de criança do Snapchat é apenas a ponta do iceberg para quem está no auge dos 30 anos e compra um ingresso parcelado em 12 vezes para o show da dupla Sandy e Júnior.

O filtro de envelhecimento do FaceApp mexeu muito com sua cabeça. Ela não estava preparada para aquele spoiler do futuro. Os cabelos brancos, os vincos e manchas em sua pele eram o de menos. Quando descobriu que o aplicativo rastreava seus dados de navegação e poderia ceder informações privadas a terceiros, já era tarde demais. E quanto mais conversava com os outros sobre algoritmos e espionagem, mais links sugeridos encontrava sobre o tema. Acabou voltando para o bom e velho Nokia da cobrinha.

Queria divertir seus seguidores com aqueles filtros que deixam a cara retorcida. Sua avó sempre o alertou sobre fazer caretas: um anjo poderia soprar o seu rosto, que permaneceria daquele jeito para sempre. Dito e feito, passava por ali um anjo sem nada melhor para fazer, que baforou na cara do pobre mortal no exato instante do clique, travando o app naquele filtro por toda a eternidade. E quando comentavam em suas fotos “que cara é essa?”, era obrigado a responder: “É a única que eu tenho”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.