Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu

Com hino da vacina, MC Fioti fez mais pela saúde do Brasil do que Pazuello e Bolsonaro

O que é mais prejudicial, o quadradinho de oito ou o tratamento precoce com cloroquina e ivermectina?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um trecho de “Partita em Lá Menor”, de Johann Sebastian Bach. Batidas de funk. Tubos de ensaio. A célebre naja de Brasília. Um corpo de dançarinos composto por funcionários do Instituto Butantan.

A mistura desses elementos resultou em nada mais nada menos do que um marco da divulgação científica no Brasil.

Montagem com imagens de MC Fioti segurando lâmpada dourada, a embalagem da vacina Coronavac, uma cobra vestindo peruca e óculos escuros, e pinturas do compositor Bach
Ilustração de Silvis para a coluna de Manuela Cantuária de 26 de janeiro de 2021 - Silvis/Folhapress

Sim, estamos falando do clipe de MC Fioti, o funkeiro responsável pelo hino da Coronavac, que está fazendo mais pela saúde do país do que o ministro Pazuello.

O clipe da música “Vacina Butantan – Bum Bum Tam Tam Remix” é uma comprovação irrefutável de que não só a ciência, mas também o funk, é capaz de salvar vidas. A obra apresenta 100% de eficácia em convencer o público de que a vacina contra a Covid-19 criada pelo instituto é saliente.

Saliente, segundo o dicionário, significa algo notável, digno de mérito, fundamental, valioso. No contexto em que estamos inseridos, se a Coronavac não é saliente, não sei mais o que pode ser.

A experiência, por si só, de assistir a técnicos de apoio à pesquisa científica e tecnológica arriscando um passinho aqui e um rebolado acolá já vale o passeio. E se isso não é estar na linha de frente contra a Covid-19, não sei mais o que mais pode ser.

A relevância da versão original da música já era indiscutível. “Bum Bum Tam Tam” foi o primeiro clipe brasileiro a bater 1 bilhão de visualizações, virou hit internacional, questão no Enem, paródia da Orquestra Sinfônica da Bahia, e trilha sonora do meme mais constrangedor da semana, estrelado por Leandro Karnal.

O remix de MC Fioti em homenagem à ciência brasileira contém o antídoto de que precisamos para combater o negacionismo e o discurso antivacina da maior autoridade do país, o presidente Jair Bolsonaro.

Aos moralistas que insistem que o funk é uma péssima influência para os jovens, uma pergunta: o que é mais prejudicial, o quadradinho de oito ou o tratamento precoce com cloroquina e ivermectina?

Estou com a impressão de que este clipe modificou meu DNA. Definitivamente, não sou mais a mesma depois de assistir. Esta nova Manuela que vos escreve acredita que o Brasil tem jeito, sim. Somos maiores do que a incompetência assassina do governo federal.

Obrigada, MC Fioti, e a todos aqueles envolvidos na luta por um país mais consciente —e saliente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.