Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária
Descrição de chapéu machismo

Vender a autoestima masculina em cápsulas é uma péssima ideia

Elevada autoestima é tentativa de mascarar um poço sem fundo de insegurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A piada de que a autoestima dos homens deveria ser vendida em cápsulas talvez tenha exagerado na dose. Eu mesma já utilizei este espaço para manifestar minha inveja da capacidade que um homem branco, cis, heterossexual e medíocre tem de se orgulhar das merdas que faz como se fossem puro ouro maciço.

No entanto, trago um alerta às leitoras a respeito da armadilha por trás dessa piada. Digamos que a autoestima elevada dos homens fosse vendida em cápsulas. Certamente teria efeitos similares a uma infinidade de remédios que só tratam os sintomas, não a causa. Ou seja, resolvem o problema apenas superficialmente e podem até agravá-lo, a longo prazo.

Vamos a um exemplo prático e contemporâneo para elucidar a questão. Não estou assistindo ao BBB 23, mas tenho uma conta no Twitter. Vi que um dos participantes, Gabriel, entrou na casa alegando que já pegou a Anitta, obrigando a cantora a se manifestar publicamente, dizendo que mal conhece o cidadão.

Foto de Gabriel Tavares, do BBB 23, com intervenções gráficas, como dente de vampiro e chifre de diabo
Ilustração de Silvis para coluna de Manuela Cantuária de 30.jan.23 - Silvis

Como se não bastasse, um vídeo do programa circulou na internet no qual Gabriel, colocado no paredão, esbanja confiança entre os brothers, certo de que Anitta estaria fazendo um mutirão para ele —em outras palavras, mobilizando os fãs dela para mantê-lo na competição.

A cena constrangedora pipocava na minha timeline sempre acompanhada de uma piada sobre autoestima masculina. Mas a postura delirante desse brother é uma demonstração risonha e límpida da sua falta de amor-próprio. Ele não acha que a Anitta tem esse apreço todo por ele. Ele se coloca nessa situação ridícula porque acha que o breve contato que teve com a cantora é o que ele tem de mais valioso para oferecer. Só se presta a um papel desses quem sente um profundo desprezo por si mesmo.

Invejar o que chamamos de "autoestima masculina" é uma cilada sem tamanho, porque essa conduta nada mais é do que uma tentativa desesperada de mascarar um poço sem fundo de insegurança. Quem já teve o privilégio de conhecer um homem seguro de si sabe que ele não precisa agir como um babaca para se autoafirmar.

Não é por acaso que o comportamento abusivo de Gabriel na casa também vem sendo apontado nas redes. A (baixa) autoestima masculina tem efeitos colaterais devastadores, já que não é um mecanismo de defesa, e sim de ataque. Para dissimular a própria fragilidade, o homem hetero, cis, medíocre e inseguro se aproveita da fragilidade alheia. Encapsular esse fenômeno nos levaria à barbárie.

A boa notícia para as mulheres é que nossos problemas de autoestima já não parecem tão graves assim. A má é que talvez sejam de visão, já que muitas ainda não conseguem enxergar a fraqueza dos homens que tentam botá-las para baixo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.