Manuela Cantuária

Roteirista e escritora, é criadora da série 'As Seguidoras' e trabalha com desenvolvimento de projetos audiovisuais

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Manuela Cantuária

Meu chifre é o poder

Ver se esborrachar quem fez mal a você no passado sempre tem sabor doce

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Discordo dos que dizem que o hit "Shakira: BZRP Music Sessions Vol. 53" é uma vingança da cantora. A vingança é autodestrutiva. Transforma um saco de vacilos numa prioridade, em uma busca por retaliação que consome tudo o que existe. E mesmo quando o objetivo é atingido, todo mundo sai perdendo. Porque a vingança não reverte o dano causado e cede uma imensa quantidade de tempo e energia a quem definitivamente não merecia o esforço.

Impossível não lembrar de Hamlet, protagonista da tragédia homônima de Shakespeare, que perde tudo para vingar seu pai. Morre a mãe dele, morre o amor verdadeiro dele, morre ele próprio e o reino de sua família é invadido pelo inimigo. Traduzindo para a linguagem contemporânea dos memes: parabéns, Hamlet, você foi cirúrgico, mas infelizmente o paciente não resistiu.

Não quero ser moralista em relação à vingança. É um sentimento humano. Assistir quem te feriu no passado se esborrachar na vida tem um sabor mais doce do que geleia de morango. Mas existem outras sensações ainda mais saborosas: estar no topo das paradas, faturar 30 milhões de euros (162 milhões de reais) com o lançamento de uma música, quebrar catorze recordes mundiais no Guinness Book, receber o carinho de milhões de fãs no mundo inteiro, inspirar outras mulheres a transformar sua dor em arte.

Desenho de uma mão segurando uma caveira humana com chifres na cor rosa.
Silvis

Também discordo dos que dizem que o hit da Shakira é uma indireta para seu ex-marido. A letra é bem direta, na real. Mas, discordando agora de mim mesma, a música talvez seja uma vingança indireta. A vingança indireta nada mais é do que uma demonstração de poder, pela exposição de sua própria vulnerabilidade. Ao priorizar a si mesma, Shakira escreve sua própria história, cujo fim não é um destino trágico e sim uma mulher cantando, dançando e faturando.

E como essa coluna visa entregar à suas leitoras um conhecimento que ultrapasse os limites da cultura pop, segue a lembrança de que, na Antiguidade, especialmente nas civilizações matrilineares e pré-patriarcais, o corno era um símbolo de poder e força, que foi deturpado pela associação ao demônio e à humilhação de ter sido traído.

Mas nada é mais poderoso nessa história do que a lição que ela propaga em escala mundial: em um relacionamento afetivo, a melhor saída é sempre por baixo, porque é a única que possibilita a volta por cima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.