Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, autor de “Psiconautas - Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (ed. Fósforo)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcelo Leite
Descrição de chapéu drogas transição de governo

Passado e escolhas de Lula autorizam ceticismo

Novo governo emite sinais dúbios em relação a ambiente e ciência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ninguém perde muito sendo pessimista, em particular no Brasil. Empossado sem percalços, mesmo com terroristas conspirando contra isso, Lula tem chance de fazer bom governo —mas se recomenda conter o entusiasmo.

Desde o segundo turno, o presidente eleito viu sua imagem submetida a um cabo de guerra entre facções ideológicas (noves fora os golpistas). De um lado, a direita financista o pinta como demônio gastador. De outro, a esquerda desmemoriada o entroniza como impoluto salvador da pátria.

A primeira facção se provará errada, ou não, pela marcha da economia nos próximos meses. Se não vier o armagedão que seus profetas mercadejam, ficarão de novo falando sozinhos, com a cara lavada e os ganhos de sempre.

Lula fala ao microfone
Lula durante anúncio dos últimos ministros do novo governo na quinta-feira (29), em Brasília - Adriano Machado

Para a outra parte, resta esperar que atentem para lições do passado recente e distante. Como neste espaço se trata de ciência e ambiente, às vezes de questões raciais e políticas de drogas, eis alguns itens para não esquecer.

Os sinais emitidos quanto ao MMA (Ministério do Meio Ambiente) são péssimos. Segundo se noticiou, Simone Tebet (MDB) era a preferida, mas Marina Silva (Rede) se impôs por gravidade, contra a insustentável leviandade de petistas.

A senadora Tebet, em que pese a participação decente na CPI da Covid e na campanha eleitoral, votou pelo impeachment de Dilma Rousseff e apoiou pautas de Jair Bolsonaro em 86% de seus votos, segundo a Agência Pública.

Latifundiária em Mato Grosso do Sul, onde definham os guaranis-kaiowá, sempre votou com ruralistas contra indígenas. Cogitá-la para o MMA revela um descaso com o ambiente e os povos originários incompatível com as juras de adesão a tais causas.

Além disso, nada indica que tenha se alterado a matriz de pensamento no PT, marcada pelo bolor desenvolvimentista, como sugere a nomeação de Aloizio Mercadante para o BNDES. Essa mentalidade Brasil Grande se embriagou com o elixir fóssil do pré-sal e avalizou os crimes de Belo Monte, Santo Antônio e Jirau na Amazônia.

No MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), a escolha também denota desimportância devotada à rubrica. Lula poderia ter escolhido uma Margareth Dalcolmo, um Ricardo Galvão, mas se contentou com Luciana Santos (PCdoB).

O partido da vice-governadora de Pernambuco sempre andou perto da doutrina militar de cobiça internacional sobre a Amazônia. Tomara que ela enterre a paranoia anti-imperialista e encare a região pelos prismas da sociobiodiversidade, da crise climática e da bioeconomia.

Por fim, política de drogas e questão racial. Assuntos muito imbricados, dado que a fracassada guerra às primeiras segue enchendo as prisões de jovens pretos e serve às polícias fora de controle como pretexto para a violência contra eles.

Os sinais de fumaça emitidos pelo presidente eleito causam confusão. De uma parte, a escolha do advogado Silvio Almeida, presidente do Instituto Luiz Gama, para a pasta de Direitos Humanos aponta valorização do tema racial.

Por outra, a escorregada do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, ao indicar para a Secretaria Nacional de Políticas Penais um coronel da PM, e mais, com participação no massacre do Carandiru (mesmo que lateral), permite entrever o temor da esquerda de ser rotulada como frouxa em segurança pública.

Não dá para esquecer que a então presidente Dilma tirou Pedro Abramovay da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, em 2011, porque o jovem advogado defendera deixar de punir pequenos traficantes com prisão.

Abramovay, veja só, integrou a equipe de transição. Mas o tropeço de Dino dá indicação mais forte de que o governo de Lula titubeará diante do nó górdio que ata violência racial com drogas, encarceramento em massa e letalidade policial.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.