Marcia Castro

Professora de demografia e chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Castro
Descrição de chapéu indígenas

Eliminação da malária no Brasil demanda respeito à Amazônia

Retrocesso histórico na floresta contribui para o avanço dessa doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No último dia 11, o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional de Eliminação da Malária com a meta de eliminar a transmissão local até 2035. Em 2021, foram registrados 139.967 casos de malária no Brasil, 99% nos estados da região amazônica. Apesar de a mortalidade ser baixa, o custo humano da doença é alto e inclui perda de dias de trabalho e escola, eventos adversos na gravidez, dentre outros.

O plano de eliminação consiste em quatro fases com objetivos específicos. A primeira, chamada de fase de preparação para eliminação, tem como objetivo reduzir o número de novos casos de malária para menos de 68 mil até 2025.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Daniel Meirelles Pereira, durante o lançamento do Plano Nacional de Eliminação da Malária. - Marcelo Camargo/Agência Brasil

A segunda, fase de consolidação da redução, almeja, até 2030, reduzir o número de óbitos por malária para zero, diminuir o número de novos casos para menos de 14 mil e eliminar a malária falciparum.

A terceira fase tem como meta manter o país sem óbitos por malária e sem transmissão de malária falciparum a partir de 2030, e eliminar a transmissão de malaria até 2035.

A quarta e última fase, chamada de prevenção do restabelecimento da transmissão, tem como objetivo manter o Brasil livre da doença.

O plano é bem-vindo. Entretanto, há desafios e o projeto recém-lançado elenca cinco: expansão da atenção primária nas ações de combate à doença, diagnóstico e tratamento rápidos em áreas remotas, adaptação das ações de vigilância para um cenário de eliminação, capacitação técnica e combate à malária em áreas indígenas e garimpos.

O Brasil tem comprometimento e motivação de equipes locais, além de capacidade técnica e científica para vencer parte desses desafios. Até 2019, havia integração direta entre o Programa Nacional de Controle da Malária e cientistas através de um comitê técnico assessor.

Infelizmente, o plano recém-lançado não prevê a reinstituição do antigo comitê assessor ou a criação de um novo, ainda que esta seja uma das recomendações do guia de eliminação disponibilizado pelo Programa Global de Malária.

A expansão da atenção primária demanda fortalecimento e melhoria no financiamento do SUS, além de formas inovadoras de incorporar tecnologia. Isto permitiria melhorar e expandir o acesso em áreas remotas, sem demandar altos custos de combustível para deslocamento, uma despesa que grande parte dos municípios da Amazônia não tem como arcar. No entanto, o atual teto de gastos limita essas ações.

Um dos grandes desafios, entretanto, são as estratégias do atual governo no que tange às questões ambientais e indígenas, que representam um retrocesso histórico e têm contribuído para o aumento do desmatamento, a expansão do garimpo ilegal e a violação de direitos dos povos indígenas.

Essas estratégias contribuem para o aumento da malária, e colocam em xeque a viabilidade da eliminação da doença no Brasil até 2035.

Dados do Ministério da Saúde confirmam essa preocupação. De 2007 a 2018, em média, 13% dos casos de malária eram observados em áreas indígenas e 5% em áreas de garimpo.

De 2019 a 2021 (atual governo), as médias aumentaram para 31% e 10%, respectivamente. Em 2021, 33% dos casos foram reportados em áreas indígenas, um aumento de 31% comparado com 2018, enquanto 15% dos casos foram em áreas de garimpo, um aumento de 274% comparado com 2018.

Nunca, desde 2007, o percentual de casos nessas áreas foi tão alto. Ainda que o número de diagnósticos de malária venha declinando desde 2018, as únicas áreas que registram aumento a cada ano são as indígenas e de garimpo.

Se a "boiada" continuar passando na Amazônia, um cenário de Brasil sem malária é uma utopia. Não há como eliminar a malária sem que haja respeito à floresta e aos povos da floresta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.