Marcia Castro

Professora de demografia e chefe do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcia Castro

Há alerta, mas falta ação para combater obesidade no Brasil

Atividade física insuficiente e consumo alimentar precário contribuem para aumento da situação no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde 2006 o Brasil realiza o Vigitel, um inquérito telefônico anual que entrevista adultos com 18 anos ou mais nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Vigitel é um dos inquéritos que compõem o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas não Transmissíveis.

O relatório de 2021 do Vigitel, divulgado em abril, mostrou que 11,3% dos adultos já tiveram um diagnóstico de depressão. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, esse percentual era de 10,2% em 2019 e 7,6% em 2013. A situação é pior entre mulheres com menor escolaridade, e entre adultos acima de 45 anos. Uma pesquisa feita com grávidas em Fortaleza durante o período de lockdown em maio de 2020 revelou que 45,7% apresentavam sintomas depressivos. Também preocupa a prevalência de depressão e ansiedade entre crianças e adolescentes, cerca de 25% entre 2020 e 2021. A pandemia de Covid-19 certamente contribuiu para essa piora. Preconceito, desinformação e inequidade no acesso e na qualidade do tratamento são barreiras a serem vencidas.

O Vigitel mostrou ainda que 60% dos homens e 55% das mulheres apresentavam sobrepeso e cerca de 1 a cada 5 adultos era obeso. Os números são piores entre os mais velhos e os que possuem menor escolaridade. Vale lembrar que a obesidade aumenta o risco de casos graves e morte por Covid-19, e foi recentemente apontada como um dos fatores que retardam a recuperação de pacientes que sofrem de Covid longa.

Risco de obesidade é 45% maior entre adolescentes cuja dieta é baseada em ultraprocessados - Africa Studio - stock.adobe.com

A prevalência de sobrepeso e obesidade no Brasil tem aumentado consistentemente ao longo dos anos. Em 2006, quando foi feito o primeiro inquérito, cerca de 1 a cada 10 adultos era obeso, e 43% apresentavam sobrepeso. Aqui, três pontos são importantes.

Primeiro, cerca de 39% dos homens e 56% das mulheres não reportaram um nível suficiente de prática de atividade física, enquanto 16% dos adultos eram fisicamente inativos. Novamente, a situação é pior entre aqueles com menos anos de estudo.

Segundo, o padrão de consumo alimentar não é ideal. Apenas 17% dos homens e 26% das mulheres consumiram cinco ou mais porções diárias de frutas e hortaliças, enquanto 22% dos homens e 15% das mulheres referiram o consumo de cinco ou mais grupos de alimentos ultraprocessados. Os mais jovens reportaram consumo mais elevado de ultraprocessados, 28% entre pessoas com idade entre 18 e 24 anos.

Terceiro, cerca de 26% dos adultos em 2021 já haviam recebido um diagnóstico médico de hipertensão arterial e 9% tiveram diagnóstico de diabetes. Esses percentuais foram muito mais elevados entre adultos com 65 anos e mais (61% de hipertensão e 28% de diabetes) e entre os que possuíam 8 anos ou menos de escolaridade (45% de hipertensão e 18% de diabetes).

Esse contexto de atividade física insuficiente e consumo alimentar precário contribui para a tendência de aumento de sobrepeso e obesidade, que por sua vez piora a prevalência de diabetes e hipertensão. A piora desse contexto já vem sendo mostrada pelo Vigitel e outros inquéritos ao longo dos anos.

Com o recente aumento das desigualdades e o envelhecimento populacional em curso, o aumento da carga futura de doenças crônicas e a piora do contexto aqui apresentado são prováveis a não ser que haja ações concretas e imediatas. A demanda por atendimento e procedimentos médicos em função dessa piora poderá ultrapassar a capacidade de resposta do sistema de saúde.

Há dados, o alerta já foi dado há tempos, e a janela de oportunidade para agir a cada dia fica menor. Que os candidatos à presidência apresentem seus planos para reverter essa tendência e garantir uma vida saudável com equidade para a população brasileira.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.