Marcos de Vasconcellos

Jornalista, assessor de investimentos e fundador do Monitor do Mercado

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos de Vasconcellos
Descrição de chapéu tecnologia indústria

Crise dos chips serve de ponto de partida para novos investimentos

Brasil é o quinto maior produtor mundial de silício e poderia incentivar mais a produção de tecnologia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se você estiver lendo esse texto pelo seu computador, celular ou tablet, tenha certeza de que isso só foi possível graças à indústria dos semicondutores. Nada mais são do que os chips, que tomaram conta do dia a dia bem antes de vivermos a rotina dos Jetsons.

Pois coube a ela também gerar a crise que afeta as indústrias automotiva e de tecnologia e, em efeito dominó, todo o mercado.

A realidade nua é que tem menos chips na praça do que as empresas precisariam para produzir os novos automóveis, celulares e todo o resto. Recentemente, duas grandes fábricas no Japão pegaram fogo, diminuindo ainda mais a oferta.

O aço é moldado, os bancos forrados, mas os carros não conseguem sair da fábrica por falta dos equipamentos eletrônicos.

Fosse há alguns anos, bastaria não colocar o rádio como item de fábrica, pois os vidros ainda poderiam ser movimentados por manivelas e o maquinário seria daqueles que permitiria aos entendidos compreender os defeitos com uma espiadela sob o capô. Hoje, no entanto, para consertar um carro é preciso conhecer de programação.

Em breve, a demanda por chips será ainda maior. Em 2035, pelo menos 1,3 milhão dos veículos novos serão eletrificados (o que equivale a 65% da produção de 2020).

A previsão foi feita pelo presidente da Anfavea (associação das montadoras), Luiz Carlos Moraes, em um evento da Prefeitura de São Paulo. O setor já enxerga a necessidade de mudar os investimentos e tecnologias das suas plantas imediatamente.

No curto prazo, a coisa muda de figura. Com a falta dos semicondutores, a Anfavea revisou, nesta semana, suas projeções para a produção neste ano. Pela segunda vez! "Nunca havíamos tido tanta dificuldade em enxergar o cenário em curto prazo na indústria automotiva”, disse o mesmo Moraes.

Inicialmente, estimava-se uma alta de 25% na produção total de veículos, em relação 2020. Em julho, passou para um crescimento de 22%. Agora, a previsão foi novamente reduzida, para uma alta de 6% a 10% em comparação com o ano passado.

Juntando as duas previsões da indústria automotiva, de curto e de longo prazo, notamos que o mercado dos semicondutores tem a atual demanda maior do que a oferta e perspectiva de mais crescimento.

E o que fizemos para o Brasil surfar essa onda? Em um decreto assinado em abril, o presidente Jair Messias Bolsonaro revogou parte dos incentivos fiscais oferecidos justamente à indústria de alta tecnologia, como de chips e circuitos integrados, a partir do ano que vem.

Levando em conta que somos o quinto maior produtor mundial de silício, parece que seria mais interessante incentivar a produção de tecnologia aqui do que seguir exportando matéria prima.

Na falta de players e incentivo por aqui, quem quiser aproveitar a alta demanda para investir na indústria de semicondutores precisa optar por fazer isso através de fundos de investimento ou de ativos no exterior. Felizmente, essa oferta é cada vez maior.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.