Marcos de Vasconcellos

Jornalista, assessor de investimentos e fundador do Monitor do Mercado

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos de Vasconcellos

Ambientalismo para europeu ver

Adequação de empresas às exigências ambientais deve estar no foco do investidor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A terrível origem da expressão "para inglês ver" —para descrever algo que existe, mas não é "para valer"— está na série de leis criadas no Brasil para fingir que estávamos acabando com a escravidão quando, na verdade, prolongava-se a desumana prática em território nacional.

A Lei Eusébio de Queiroz proibia o tráfico de escravizados, mas não sua exploração; a Lei do Ventre Livre, na verdade, mantinha cativos os filhos de escravizadas até os 21 anos de idade; a Lei dos Sexagenários prometia liberdade a quem atingisse o milagre de chegar aos 60 anos, sob as hediondas condições. Tudo para agradar aos anseios da poderosa Inglaterra, que passou a impor sanções aos países que não acabassem com a escravidão

Alegando motivos econômicos, influentes personalidades defenderam tais normas para adiar por décadas o fim da vergonhosa cadeia de trabalhos forçados. Entre os argumentos constava que, após a alforria, o escravizado passaria ao status de desempregado, o que seria pior para ele, por não garantir a moradia e a alimentação que recebiam.

Balela, óbvio. Se os patrões precisavam de mão de obra, que pagassem por ela. Os efeitos desse adiamento maculam o nosso passado e atrapalham o nosso presente.

Agora sofremos nova pressão para resolver um problema crônico. E a história mostra que é melhor agir sobre a raiz da questão do que fazer novos teatros.

No fim do ano passado, o Parlamento Europeu aprovou a proposta que impede a entrada na União Europeia de produtos que possam estar ligados a desmatamentos ocorridos a partir de dezembro de 2019.

Palmeiras em meio a vegetação baixa em uma planície
Área de vereda, típica da paisagem do cerrado, que vem sendo atingida pelo avanço da pecuária - Bibiana Garrido/Ipam/Divulgação

A lista inicial de itens vigiados atinge diretamente as exportações brasileiras: carne bovina, soja, café, cacau, óleo de palma e madeira. Além disso, seus produtos, como papel, chocolates, móveis etc., também estão na mira.

Atenção ao detalhe: não importa se os desmatamentos em questão forem considerados legais ou ilegais em seus países de origem. A simples conexão dos produtos exportados com derrubadas de mata nativa já os torna vetados pela nova regra. Não adianta mudar a lei aqui, ou anistiar o desmatador. O bloqueio será o mesmo.

Em seu discurso de posse, no dia 4, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou a criação de uma Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Territorial. E garantiu que atuará para combater o desmatamento e promover uma economia forte baseada na conservação de nossa biodiversidade.

Mandar tal sinal para os europeus, justamente nesta mudança de governo, é essencial. Mas é preciso lembrar que hoje, com a abundância de informações dos meios digitais, contamos com sistemas de due dilligence (diligência prévia), muito mais profundos e velozes do que na época em que aprovar a Lei dos Sexagenários nos garantiu sobrevida nas boas graças da Coroa Britânica.

Hoje, os "ingleses" conseguem saber tudo o que quiserem, na velocidade do clique.

Para o investidor, torna-se essencial aumentar seu nível de exigência em relação às empresas nas quais investe. Com isso, é possível se proteger de surpresas com um bloqueio ou um entrave judicial da companhia na União Europeia. Quando se perde um mercado, ele costuma ser logo ocupado por um concorrente.

O início do ano é uma época boa para avaliar, com a divulgação dos balanços referentes e 2022, os riscos e as atitudes que as empresas estão tomando para se adequar à nova exigência global.

Não podemos confiar em discursos e ações de ambientalismo "para europeu ver" se quisermos manter bons resultados como das exportações do agronegócio, que registraram alta de 32% em 2022, chegando à cifra de US$ 159,09 bilhões.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.