Marcos de Vasconcellos

Jornalista, assessor de investimentos e fundador do Monitor do Mercado

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos de Vasconcellos
Descrição de chapéu inflação juros Selic

Voo da renda fixa entrou em 'última chamada'

Além da inflação em queda, insegurança no fiscal tira rentabilidade dos títulos públicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entregar ganhos de 11% nos dez primeiros meses deste ano pode parecer um pequeno passo para uma ação da Petrobras, mas é um grande salto para um título do governo. E são grandes as chances de estarmos nas últimas chamadas para os voos desse tipo de ativo.

Primeiro, é importante dizer que as ações da Petrobras (PETR4, que subiram 52% neste ano) só entraram neste texto por "licença poética". Vou falar de renda fixa, que, ao contrário do que diz o nome, varia bastante. Comparemos bananas com bananas.

Dinheiro caro no mercado e apetite do governo por tirar mais grana de circulação fazem os ativos de renda fixa terem suas altas. A Selic, nossa taxa básica de juros, é o guia para isso. Quanto mais altos os juros básicos, maior será o retorno oferecido pelas empresas pelos nossos investimentos.

Rentabilidade alta da renda fixa vai chegando ao fim, influenciada por inflação mais baixa e incertezas fiscais - Gabriel Cabral/Folhapress

Além dos "empréstimos" direcionados a empresas ou setores, que fazemos ao investir em produtos como CRIs, CRAs, CDBs ou debêntures, esse cenário vai definir o retorno dos títulos públicos, considerados os ativos mais seguros do país.

Neste ano, a inflação acalmou. O IPCA acumulado de 12 meses até outubro foi de 4,82%. No mesmo mês do ano passado, o indicador somava 6,47% de alta. Uma diferença considerável. Com isso, o governo reduz a pressão por tirar dinheiro de circulação —e o reflexo direto disso são os cortes da Selic.

Dito isso, é urgente enxergar que outubro foi o terceiro mês consecutivo com resultados negativos no IMA-B —espécie de Ibovespa dos títulos públicos atrelados à inflação (chamados de "Tesouro IPCA+", ou "NTN-Bs").

O índice é uma referência para os investidores que sabem diversificar seus investimentos —e entregou ganhos de 11,2% neste ano.

Quem puxou a desvalorização do índice nos últimos três meses foram os títulos de longo prazo, com vencimento acima de cinco anos. Mas em outubro, até o IMA-B 5, que reúne apenas os papéis que vencem antes disso, saiu no negativo.

É a primeira vez desde novembro de 2022 que o índice de títulos de curto prazo atrelados ao IPCA fica no vermelho. Nos últimos três anos (36 meses), isso só aconteceu cinco vezes.

Não é só a inflação que tem tirado rentabilidade dos títulos públicos. A insegurança em relação ao equilíbrio fiscal (que abordei nesta coluna) e o aumento dos juros nos Estados Unidos, um mercado considerado mais seguro que o nosso, levam os grandes investidores institucionais a migrarem seus investimentos de renda fixa.

Ainda há boas ofertas, mas em menor volume do que há seis ou oito meses. A impressão que fica para quem olha o mercado como um todo é que elas não estarão na mesa por muito tempo.

Com a seca, quem comprou os títulos de renda fixa que ofereciam bons prêmios terá cada vez mais chances de vendê-los antes do vencimento, com lucro, no chamado "mercado secundário", ou seja, para outros investidores. E assim usar a variação da renda fixa a seu favor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.