Marcus André Melo

Professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcus André Melo

Como chegamos até aqui? Não houve revolta de perdedores da globalização

As questões redistributivas no país não foram eclipsadas pelas identitárias

O que Brexit, Trump, Erdogan, Duterte e Bolsonaro têm em comum? Muito pouco.

Analistas têm subsumido fenômenos inteiramente heterogêneos em uma onda conservadora, conceito de escassa tração analítica, a não ser quando aplicado a domínios restritos.

Trump e o Brexit refletem, de fato, um movimento comum de “globalization losers” (perdedores da globalização).

Se na Europa e nos EUA a globalização produziu deslocamentos sociais —declínio e crise de antigas regiões industriais e violento recrudescimento da imigração para países ricos—, engendrando crise de representação política e populismo, no Brasil e na América Latina, o efeito foi outro.

 

A globalização e a ascensão da China provocaram entre nós um boom de commodities que teve efeito avassalador. Some-se a isso a descoberta do pré-sal, que magnificou o efeito “maldição de recursos”.

No plano da representação política, as questões redistributivas não foram eclipsadas pelas identitárias. Conferir centralidade à guerra cultural (forte nas das democracias avançadas) no caso brasileiro constitui grave equívoco interpretativo.

Não houve revolta de perdedores da globalização nem contra elites internacionalistas. Pelo contrário: foi sob a égide de um redistributivismo forte que sobreveio um desvario fiscal de amplas consequências.

A globalização era um jogo de soma positiva antes do choque, que veio através de uma rara combinação de hecatombe econômica e exposição pornográfica da corrupção sob a Lava Jato, que explica o colapso do sistema partidário e consequente onda conservadora.

A Lava Jato não pode ser subestimada: segundo o Latino Barômetro (2017), 31% dos Brasileiros consideraram a corrupção a principal preocupação, ante 6% na Argentina e uma média na região de 10%.

Foi assim a frustração dos “ganhadores da globalização”, sua revolta contra a corrupção e a reversão brutal de expectativas que balançaram o pêndulo dos eleitores de média renda e baixa identidade programática. Não foram ameaças a seu status que geraram a reação.

Erdogan, da Turquia, e Duterte, das Filipinas, parecem “reversão à média” —um retorno ao autoritarismo secular, e mais forte no primeiro, pois se imbrica em conflito sobre a identidade nacional, entre ocidental ou islâmica, que vem desde o Império Otomano.

A onda conservadora no Brasil não é exatamente majoritária —não reflete um novo “zeitgeist”—, embora expresse o conservadorismo atávico na sociedade. A ascensão de Bolsonaro foi viabilizada pela rejeição do centro ao seu rival.

O centro deterá assim a Espada de Dâmocles: sua defecção poderá implicar o colapso do novo governo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.