Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Transporte consciente melhora o ar e pesa menos no bolso

Custos de ter carro continuam subindo e questão ambiental tem de ser considerada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O distanciamento social durante a pandemia; o avanço do home office; o aumento de 46% no preço médio da gasolina em 2021, e a nova rodada anual de taxas e impostos (licenciamento e IPVA –Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) estão forçando os brasileiros a avaliar melhor a decisão de ter um carro na garagem.

Os custos são muito elevados, vão continuar subindo –as montadoras têm investido praticamente só em modelos mais caros– e a questão ambiental tem de ser levada em consideração.

Seguros também devem entrar no levantamento de custos, bem como idas periódicas à oficina. Por tudo isso, em grandes metrópoles, quem mora perto de linhas de metrô e de trem urbano deve fazer as contas direitinho antes de comprar um carro.

Congestionamento em São Paulo na saída para as festas de Ano-Novo - Rubens Cavallari/Folhapress

No ano passado, o automóvel ficou em quarto lugar dentre os sonhos de consumo no Brasil. Isso teria ocorrido porque proporcionaria transporte menos exposto aos riscos da Covid-19. Casa própria, educação e plano de saúde foram os maiores objetos de desejo.

Quem faz questão de ter um veículo para chamar de seu, deveria seguir uma série de cuidados para não estourar o orçamento, ter mais conforto e segurança. São práticas como revisões periódicas e atender às recomendações do manual do proprietário –verificar frequentemente o nível do óleo; calibrar os pneus; fazer alinhamento e balanceamento, trocar os componentes do motor sempre que necessário.

A carona solidária com familiares, vizinhos e colegas (uso alternado do veículo, compartilhando viagens) é uma boa forma de reduzir custos e contribuir para que o trânsito flua melhor em ruas e avenidas.

Para quem não necessita do automóvel diariamente, há opções como locação de veículo, uso de táxi e de serviços de transporte via aplicativo. O transporte coletivo tende a melhorar fora dos horários de pico, dependendo da cidade e do dia. Pedalar é excelente para a saúde, e não polui o ar que respiramos. Além disso, o investimento em bike e acessórios vale por um longo período, e sai muito mais em conta do que os relacionados a um veículo automotor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.