Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Todas Folhajus violência

Campanhas e lei tentam evitar assédio a mulheres em bares e restaurantes

A estrada do combate é longa, mas já foram dados passos muito importantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Procon-SP fiscalizou, no dia 5 de abril, a aplicação do protocolo contra assédio a mulheres em bares e restaurantes, o programa Não se Cale.

Apesar de ter constatado falhas em 65% dos locais visitados, na capital e em oito cidades do interior e do litoral paulista, foi uma ação histórica para a luta contra o assédio às mulheres. Foram fiscalizados 104 estabelecimentos e autuados 68.

O programa Não se Cale é uma política pública do governo estadual, por meio da Secretaria de Políticas da Mulher, que objetiva atender mulheres sob algum risco e combater o assédio e a cultura de violência contra a mulher.

Parece óbvio que mulheres tenham o direito de frequentar desacompanhadas locais de lazer, mas é por demais sabido que não é raro serem importunadas. É importante e óbvio combater os assédios em todos os ambientes –profissionais, educacionais, nos transportes e no lazer.

Imagem de campanha do Governo de São Paulo contra o assédio e a violência contra a mulher - Reprodução

Há uma lei federal que combate os assédios. Em 29 de dezembro último, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 14.786, que instituiu o protocolo Não é Não para combater o assédio em locais fechados em que haja venda de bebidas alcoólicas.

Ainda há uma visão distorcida, machista e abusiva contra mulheres que saem sozinhas, principalmente à noite. Confundem o direito de escolher ter ou não companhia com estarem disponíveis para todo tipo de abordagem. Isso já deveria ter terminado há muito tempo, mas velhos preconceitos e atitudes discriminatórias não acabam somente pela evolução da sociedade. Demandam uma rede de proteção e leis que coíbam essas práticas inaceitáveis.

No caso do Não se Cale, os donos dos estabelecimentos, sujeitos a multas e até à interdição de seus estabelecimentos, terão o maior interesse em capacitar seus empregados e a colocar cartazes bem visíveis, com advertências contra as aproximações abusivas.

Em Belo Horizonte, a prefeitura criou o protocolo Quebre o Silêncio. Há mais de três anos, a ABO Nacional (Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman) tem a campanha "Aqui Não # Movimento contra os Assédios", que já conta com parcerias com empresas e governos, como a que foi firmada com o governo de Pernambuco no ano passado.

Em julho de 2022, foi criado o Programa de Auxílio à Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual da PGF (Procuradoria-Geral Federal). O programa visa auxiliar as autarquias e fundações públicas na prevenção e enfrentamento do assédio sexual e fomentar o assessoramento jurídico proativo, por meio da capacitação dos procuradores federais e outros servidores públicos.

A estrada do combate ao assédio é longa, mas já foram dados passos muito importantes. Para continuar, são fundamentais o acompanhamento e o apoio da sociedade civil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.