Marilene Felinto

Autora de "Mulher Feita e Outros Contos" e "As Mulheres de Tijucopapo". Mantém o site marilenefelinto.com.br

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marilene Felinto

Tentei pensar nos robôs em Marte para não sentir a morte da minha cachorra

Encontrei consolo em manifesto da bióloga-filósofa Donna Haraway, para quem cães não são crianças peludas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A história aqui é principalmente sobre cães. Sobre a morte da minha pastora alemã. Sobre a domesticação interespécies, a especial interação cão-humano, sobre natureza-cultura e coabitação, coevolução e sociabilidade incorporada entre espécies.

Esses conceitos são da bióloga-filósofa americana Donna Haraway, em seu “Manifesto das Espécies Companheiras – Cães, Pessoas e Alteridade Significativa”.

Um amigo me indicou esse texto por ocasião da morte, há duas semanas, da minha pastora alemã Filó, de dez anos e meio. A indicação foi boa, porque me levou a pensar —para não sentir.

A leitura serviu para que eu não chorasse piegas ao tratar aqui do único tema sobre o qual consigo escrever neste momento —a morte da cachorra que estava conosco desde seu primeiro mês de vida.

Nos 15 dias em que ela sofreu de uma pneumonia provocada provavelmente por fungo, não chorei —fui solidária como pude na sua agonia: protetora e fiel como ela. Movi céus e terra diante de seu olhar tristonho, ela que, apesar da doença, esforçava-se para permanecer conosco.

Por respeito a ela, não chorei —nem mesmo na hora da eutanásia (e porque nenhum choro expressaria então o grau da minha desolação). Tentei ficar firme e estoica como ela tinha sido. E só disse a ela, segurando seu rosto entre minhas mãos, um pouco antes daquele momento final: melhor você ir embora desse mundo cruel em que você adoeceu e eu não posso te curar nem te dar a imortalidade que queríamos, você e eu.

E ela se foi. Chorei depois, sentindo a falta dela no pátio grande, no vazio do jardim todo gramado ou dentro da casa. Chorei depois, perdida nos espaços que eram tão dela. Tentei pensar em máquinas, em qualquer coisa que não tivesse sentimentos: nos robôs que caminham por Marte agora, o Zhurong chinês e o Perseverance americano.

Que Zhurong, deus do fogo, cuidasse bem da minha cachorra no infinito cósmico do sei lá onde... Perseverance (perseverança), nome bonito, que tanto tem a ver com a energia dos cães pastores.

Pensar, para não sentir. Mas eis que, mesmo essas coisas metálicas frias como os robôs... essas invenções inacreditáveis da tecnociência humana... eis que me lembraram da histórica Laika, a cadela vira-lata que foi mandada ao espaço sozinha, como cobaia-ciborgue, numa nave russa, em 1957, e que nunca mais voltou.

A história aqui é sobre companheirismo, sobre afinidades na diferença —e não é para pessoas que têm fobia a cães. Nem é sobre cães substituírem pessoas. Não é sobre o “amor incondicional” —como se diz erroneamente— que os cães dedicariam aos humanos.

Muito pelo contrário, como afirma Haraway: cães não são crianças peludas, essa perigosa e antiética projeção em que o Ocidente transforma os cães domésticos. Cães não são “em si mesmos”, completa a filósofa:

“Na verdade, esta é a beleza dos cães. Eles não são uma projeção, nem a realização de uma intenção, nem o télos de nada. Eles são cães; ou seja, uma espécie em relacionamento obrigatório, constitutivo, histórico, proteico com os seres humanos. O relacionamento não é especialmente agradável; é cheio de resíduos, crueldade, indiferença, ignorância e perda, assim como de alegria, invenção, trabalho, inteligência e recreação”.

Pensar, para não sentir. No “Manifesto” amoroso-científico de Donna Haraway sobre cães e alteridades que importam, encontrei consolo no ciborgue de mim mesma.

Ciborgue é como essa genial filósofa da tecnociência define a revolucionária “criatura formada por fusões entre máquina e organismo, mistura de realidade social e ficção [...], metáfora [de uma] nova política em um mundo marcado de forma crescente pelo binômio ciência e tecnologia, no qual as fronteiras entre humano e animal, organismo e máquina, e entre físico e não-físico mostram-se fluidas”.

Haraway cita o caso de Tulipa, a pastora alemã do escritor inglês J.R. Ackerley, sobre a qual ele escreveu o delicioso romance “My Dog Tulip” (minha cachorra tulipa, de 1956). “Uma grande história de amor”, diz Haraway sobre a vida de Ackerley e Tulipa.

A filósofa conta que Ackerley honrou muito esse amor ao reconhecer sua impossível tarefa de, em primeiro lugar, tentar entender e, de alguma forma, aprender o que “aquela” cadela precisava e desejava; e de, em segundo lugar, mover céus e terra para ter certeza de que ela o obtivera.

Cães, conclui Haraway, estão aqui para vivermos com eles. Parceiros no crime da evolução humana, eles estão no jardim desde o início, astutos como o coiote.

Zhurong aterrissou num local de Marte chamado Utopia Planitia (planície Utopia). Talvez lá é que sigam vivendo Laika, Tulipa e, agora, Filó. Que esse deus-robô mova céus e terra para cuidar da minha cachorra por mim.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.