Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Um peso, duas medidas

Se Bolsonaro tivesse dito o mesmo que Lula, o mundo teria vindo abaixo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta terça (26), Lula disse que "o mundo está chato pra cacete" e que "todas as piadas agora viraram politicamente erradas". As declarações foram feitas num encontro com influenciadores e mídia independente. "Nós não queremos um mundo unipolar, em que só pode estar na mesa um pensamento, uma tese. Não. Nós queremos um mundo multipolar, que tenha 500 pessoas discutindo na mesa. Aí, sim, a gente vai ter um mundo feliz. O cara contando piada de nordestino, e eu rindo. Eu contando piada de outras pessoas, e as pessoas rindo."

Em foto colorida, Lula aparece em plano médio vestindo terno azul escuro e camisa clara; ele tem as mãos entrelaçadas e fala sorrindo diante de um microfone
Lula em evento com influenciadores e mídia independente - Ricardo Stuckert / Divulgacao

Jair Bolsonaro já disse coisas parecidas. É um crítico ferrenho do politicamente correto. Fosse ele o protagonista desse episódio, o mundo teria vindo abaixo. Ao contrário, não houve manifestações de repúdio. Nem de eleitores, nem de políticos de esquerda. Apenas os ciristas aproveitaram para demonstrar seu desdém ao petista.

Lula não perderá um voto. E isso explica por que parte dos eleitores de Bolsonaro não se abala com suas declarações preconceituosas e, às vezes, criminosas. Não é esse tipo de coisa que define a preferência eleitoral. Para os eleitores de Lula é a mesma coisa. No máximo, progressistas, defensores da censura de piadas de mau gosto, vão engolir quadrado a defesa do petista de "ofender" em nome da liberdade de pensamento e de um mundo menos chato.

O mundo não está mais chato. Movimentos sociais são necessários para que direitos sejam garantidos e que a sociedade seja justa para todos. O problema são os excessos constantes do identitarismo.

Não vejo a menor graça na ridicularização de mulheres, negros, gays, da condição física ou da origem de alguém. Mas gostos pessoais não podem servir de régua moral e sim a lei. O que acaba com a intolerância e muda o conceito de piada é a educação, a inclusão e o tempo. Rir de piada de nordestino já deu. Usar um peso e duas medidas para julgar o comportamento de políticos também.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.