Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge
Descrição de chapéu Todas Twitter STF

O ministro mordeu a isca lançada pelo lunático

E agora Moraes dança no baile de Musk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro Alexandre de Moraes caiu feito pato na provocação de um lunático, passivo-agressivo, narcisista. Elon Musk é tudo isso, mas foi infinitamente mais inteligente ao jogar uma isca manjada nas redes sociais, a provocação, mordida em pleno domingo por um dos integrantes do Supremo Tribunal Federal.

A regra não escrita na etiqueta do X (ex-Twitter) para lidar com haters, biscoiteiros e desocupados é simples: ignore. Por mais que tenha razão, por mais que esteja amparado na lei, por melhor que sejam seus argumentos, jamais dê palco para maluco dançar, em hipótese alguma amplie a voz de baderneiros. É o que Moraes fez ao responder, ainda que judicialmente, à incitação feita por Musk, que, agora, dá o baile que gostaria. E o ministro dança.

Integrantes do STF não deveriam nem ter conta em redes sociais. A distância evitaria que se deixassem seduzir pela bajulação, que fossem influenciados pelos ânimos dos usuários das plataformas e pela falsa sensação de poder inquestionável ou, pior, que caíssem em armadilhas plantadas por quem é muito mais hábil nas artimanhas do mundo digital.

A maioria de nós, ao tropeçar na virulência da internet, talvez troque grosserias de que se arrependa. Moraes se atropelou, incendiou o debate num lugar em que ele é impossível e deu munição à extrema direita, sem avançar um milímetro nas discussões sobre fake news, discurso de ódio e a responsabilidade das big techs, incluindo o cercadinho de Musk. A regulamentação das redes é urgente, ao contrário da treta com o anarquista cibernético.

O resultado é que o STF está tomando pau da opinião pública, como atesta pesquisa da Quaest, com 68% de críticas à Corte. Se o ministro tivesse ignorado a provocação de Musk, o assunto teria rendido algumas horas nos trendings topics do X e só. Zé fini, como diria um amigo. C’est fini, em bom francês. Em pouco tempo a pauta seria uma subcelebridade qualquer. A vaidade é muito traiçoeira.

O dono do X, Elon Musk - Gonzalo Fuentes/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.