Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro

Liverpool busca acerto de contas na final da Liga dos Campeões

Time inglês quer dar o troco no Real Madrid pela decisão perdida quatro anos atrás

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

​"É hora da vingança." Ver Mohamed Salah falando assim, nesse tom, até surpreende. O atacante do Liverpool tem perfil de bom-moço, é um exemplo dentro e fora de campo, não se envolve com polêmicas. Mas essa entrevista recente não foi a única vez em que o egípcio provocou o Real Madrid, adversário da final da Liga dos Campeões deste sábado (28).

Quando o time inglês se classificou para a decisão do torneio ao eliminar o Villarreal, o egípcio foi questionado sobre quem gostaria de enfrentar e não teve dúvidas: "Quero jogar contra o Real Madrid". Logo depois, escreveu em um tuíte: "Temos um placar para resolver", o popular acerto de contas. E conversou publicamente de novo sobre o assunto: "Todos querem este jogo, não sei por que não se pode falar sobre isso". Como aquela final de 2018 vencida por 3 a 1 pela equipe espanhola deve estar engasgada na garganta...

Salah tem motivos para sentir-se assim. Eu estava em Liverpool no dia da decisão disputada em Kiev, quatro anos atrás, cobrindo a atmosfera na cidade e a reação dos torcedores. Um palco foi montado em uma praça, moradores apaixonados por futebol lotaram ruas e pubs. Foi dentro de um deles que vi olhares incrédulos quando o egípcio deixou o campo chorando, ainda no primeiro tempo, depois de um lance com Sergio Ramos.

Salah não se esquece deste lance com Sergio Ramos, que lhe causou uma lesão no ombro e atrapalhou as chances do Liverpool em 2018 - Genya Savilov - 26.mai.18/AFP

O zagueiro não está mais no Real Madrid e hoje atua no PSG, clube de Paris, justamente a cidade onde será a final. E no último encontro entre Liverpool e Real Madrid na Liga dos Campeões, nas quartas de final do ano passado, também deu Madrid. Ainda por cima, Ramos estava machucado, portanto a revanche de Salah nunca aconteceu. Lembrando que é a última chance de troféu para o egípcio neste ano, já que ele não vai para a Copa do Mundo e ficou sem a Premier League, vencida pelo Manchester City na última rodada e por apenas um ponto de diferença.

Mas a motivação, claro, está no time inteiro. Até o técnico Jürgen Klopp apimentou a rivalidade, dizendo: "Jogar contra o Real Madrid na final é nosso destino". Quatro anos depois, novos personagens são candidatos a protagonistas pelo lado do Liverpool, como o brasileiro Alisson, que entrou no lugar do alemão Lorius Karius, o colombiano Luis Díaz, entre outros. Também há novos duelos, como o do francês Karim Benzema contra o holandês Virgil Van Dijk, e o entre dois dos maiores treinadores do planeta na atualidade, Klopp e Carlo Ancelotti.

É também sempre bom lembrar como o Brasil estará bem representado nas duas equipes: além de Alisson e Vinicius Junior, há Fabinho, Casemiro e Éder Militão, só para citar prováveis titulares, além de Roberto Firmino, o decisivo Rodrygo e Marcelo.

Militão é um dos jogadores nos quais Carlo Ancelotti confia na tentativa de frear o bom ataque do Liverpool em Paris - Gabriel Bouys - 24.mai.22/AFP

O Liverpool chega como leve favorito, mas sabe o tamanho da dificuldade que terá pela frente: como vencer uma equipe com uma camisa pesadíssima como a do Real Madrid, com 13 títulos na competição e que nesta temporada saiu de situações que pareciam perdidas e foi avançando de forma heroica, principalmente contra Chelsea e City?

Foram meses de trabalho intenso, reviravoltas e resultados improváveis. Em um jogo único em solo neutro o vencedor leva tudo, nesta final que ficará marcada na história do futebol. Nesta semana, Salah deixou um último recado. Postou nas redes sociais uma foto levantando o prêmio de artilheiro da temporada da Premier League com a frase: "Ainda não terminamos".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.