Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro

O Mundial de Clubes importa, sim, para o City

Dizem que a competição não é valorizada por clubes ingleses, mas para a equipe de Pep Guardiola ela tem significado enorme

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Horas antes da final do Mundial de Clubes, fiz uma pesquisa nos sites dos principais jornais ingleses. Encontrei uma ou outra reportagem sobre a partida em destaque na sessão de esportes. Havia elogios ao Fluminense no The Guardian.

Vieram de Pep Guardiola, que afirmou que o time joga no "típico estilo brasileiro dos anos 70, 80, início dos 90", pelo qual o treinador tem grande respeito, e do autor do texto, que também lembrou que Marcelo já ganhou quatro vezes o Mundial de Clubes com o Real Madrid.

Já o The Independent trouxe na manchete a frase "Por que vale tanto a pena ver esta final", afirmando que seria um "duelo tático fascinante entre o maior especialista em futebol europeu moderno, Pep Guardiola, e o arquiteto de uma revolução tática em crescimento no Brasil, Fernando Diniz".

Guardiola gesticula na decisão contra o Fluminense - Amr Abdallah Dalsh/Reuters

Mas, definitivamente, não havia uma empolgação absoluta nem da imprensa inglesa nem nas ruas, e foi completamente diferente da cobertura esportiva no Brasil. A expectativa para o clássico entre Liverpool e Arsenal pela Premier League neste fim de semana deu bem mais ibope por aqui.

Para uns parece arrogância, mas o Mundial de Clubes realmente não é prioridade das equipes inglesas, que encaixam mais uma competição fora do país em um calendário já apertado neste momento do ano. O Campeonato Inglês não para nas semanas de Natal e Ano-Novo.

O Manchester City, por exemplo, joga contra o Everton no dia 27 de dezembro. Guardiola mencionou em sua primeira entrevista coletiva na Arábia Saudita que se preocupava com a falta de descanso dos jogadores, mas afirmou que era uma honra estar ali. No geral, Premier League, Liga dos Campeões e Copa da Inglaterra acabam tendo mais importância.

No entanto, esta conquista vale, sim, muito para o City. Primeiro, porque seria até desrespeito dizer que uma equipe do nível da comandada por Guardiola desmerece algum troféu, ou não se importa com um torneio internacional. Um time altamente competitivo, talentoso e vitorioso sempre quer ganhar mais.

Segundo, porque é um título inédito, o único grande que o clube não tinha. Além disso, este Mundial pode ser uma oportunidade de levantar o moral da equipe que anda tropeçando na Premier League –em quarto lugar na tabela– e servir de motivação para o resto da temporada.

O City fez semifinal quase protocolar contra o Urawa Red Diamonds, do Japão, vencida por 3 a 0 –pobre Marius Hoibraten, norueguês que abriu o placar marcando um gol contra, depois de ter perdido o nascimento do filho para estar no torneio. Mas os jogadores sabiam que, apesar do favoritismo na decisão, enfrentar o Fluminense seria mais difícil.

Em termos de atmosfera, só foi triste ver alguns assentos vazios e quase nenhuma mulher na arquibancada, em um país sem tradição no futebol e acusado de "sportswashing", mas que vai sediar a Copa do Mundo de 2034.

Em campo, venceram a maior equipe do planeta na atualidade e seu poderio financeiro. Termino esta coluna assim que o árbitro dá o apito final, e posso imaginar o tom das manchetes deste sábado na Inglaterra. Vão dizer que o City fez história –primeiro time inglês a ganhar cinco grandes troféus no mesmo ano, incluindo Premier League, Liga dos Campeões, Copa da Inglaterra e Supercopa da Uefa. A ideia de que o Mundial de Clubes não importa pode ser bem relativa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.