Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro
Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Ancelotti, Mourinho, Dorival Júnior, nenhum deles?

Europa acompanha a distância quem será o próximo treinador da seleção brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Janeiro costuma ser um mês, digamos, mais calmo para o esporte europeu. No caso do futebol inglês, a agitação com os jogos da Premier League durante o Natal e o Ano-Novo passou, e há uma pausa no campeonato nos próximos dias. A Copa da Inglaterra, segunda principal competição doméstica, ainda começa a engrenar. A janela de transferências de inverno não tem tanta graça quanto a de verão do meio do ano. Até existe uma notícia aqui, outra ali, por exemplo, sobre a saída do inglês Jadon Sancho do Manchester United e sua volta para o Borussia Dortmund; ou qual será o futuro de Kylian Mbappé —será que o craque vai para o Real Madrid daqui a alguns meses?

Fora isso, a falta de assunto até tem gerado, a meu ver, um exagero na cobertura de notícias esportivas que nem teriam tanto destaque assim. Tudo bem que os britânicos adoram o jogo de dardos e conseguiram transformar o hobby dos pubs em torneios vistos por milhares de fãs ao vivo e na televisão. Mas a participação de um adolescente inglês de 16 anos na final do campeonato mundial nesta semana ocupou boa parte da programação do principal canal esportivo do país. No dia seguinte à final, em que perdeu, Luke Littler foi capa de todos os jornais. Se fosse em outra época do ano, dificilmente isso aconteceria.

Dorival Junior durante partida entre São Paulo e Grêmio pelo Campeonato Brasileiro, no Morumbi
Dorival Júnior, técnico do São Paulo - Carla Carniel - 21.out.2023/Reuters

Já que sobra tempo para especular sobre o futuro esportivo dos principais clubes e nações do planeta, um dos assuntos em debate pela imprensa inglesa nos últimos dias tem a ver com o Brasil. Há interesse sobre quem será o novo técnico da seleção brasileira, principalmente porque envolveu nomes badalados por aqui.

O tema voltou às páginas esportivas quando surgiu a expectativa de Carlo Ancelotti assumir. Apareceu também quando, em dezembro, o Manchester City disputou a final do Mundial de Clubes contra o Fluminense comandado por Fernando Diniz, então interino na seleção –demitido nesta sexta (5). Dias depois, a confirmação da renovação de Ancelotti com o Real Madrid pôs fim aos rumores. Nesta semana, foi a vez de José Mourinho —que já tem uma enorme habilidade de voltar os holofotes para si mesmo— entrar na tal lista de especulações. Seria esse o novo desafio do português que já ganhou quase tudo treinando clubes europeus? O idioma ajudaria, disse um jornal britânico. O perfil vencedor, também.

Durou pouco. O atual treinador da Roma afirmou na última quarta-feira (3) que nunca foi procurado diretamente pelo Brasil. "Eu disse para o meu agente que, até que o clube decida se eu fico ou não, não quero saber ou falar com mais ninguém", disse o "special one", acrescentando que também acredita na honestidade do clube italiano.

Na Itália, fala-se de que a Roma, em sétimo lugar no campeonato doméstico, a Serie A, estaria procurando um novo técnico. Em um passado recente, Mourinho afirmou que recusou duas ofertas: uma para comandar a seleção de seu país quando Fernando Santos foi demitido depois da Copa do Mundo ("o presidente da federação portuguesa não me disse que eu era a primeira opção, mas sim a única opção") e outra na Arábia Saudita ("a maior e mais louca oferta que um treinador já recebeu na história do futebol").

Os novos rumores, com nomes como o de Dorival Júnior, já começam a chegar, discretamente, em terras europeias. Assim que a definição sair, o mundo do esporte estará aguardando ansiosamente. E a reputação da seleção brasileira agradece.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.