Messi, Mbappé e Haaland são os finalistas do prêmio The Best da Fifa

Cerimônia está prevista para 15 de janeiro de 2024, em Londres

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) divulgou nesta quinta-feira (14) os três finalistas do prêmio The Best de melhor jogador da temporada. Sem surpresas, concorrem o craque argentino Lionel Messi, o francês Kylian Mbappé e o norueguês Erling Haaland. Os três também foram os finalistas da premiação Bola de Ouro, da revista France Football, vencida pelo argentino.

Na atual edição do prêmio da Fifa, o período de avaliação do desempenho dos jogadores engloba as datas de 19 de dezembro de 2022 (pós-Copa do Mundo conquistada pela Argentina no Qatar) até 20 de agosto de 2023. A cerimônia de premiação está prevista para 15 de janeiro de 2024, em Londres. Desde 2016, o prêmio, que existe desde 1991, chama-se The Best.

Messi, Mbappé e Haaland, finalistas do prêmio The Best, da Fifa
Messi, Mbappé e Haaland, finalistas do prêmio The Best, da Fifa - Megan Briggs/Getty Images via AFP - Sarah Meyssonnier/Reuters - Molly Darlington/Reuters

Sete vezes eleito o melhor do mundo pela honraria concedida pela Fifa, incluindo a última edição, de 2022, Messi, 36, conquistou no intervalo considerado o campeonato francês pelo PSG (Paris Saint-Germain), com 16 gols e 16 assistências em 32 partidas.

Na sequência, o argentino deixou a capital francesa para se juntar ao elenco do Inter Miami, time de David Beckham nos Estados Unidos. Cerca de um mês após desembarcar em solo americano, o argentino já conduziu o Inter Miami ao seu primeiro título, com a conquista da Leagues Cup, competição que reúne clubes dos Estados Unidos e do México. O troféu tornou Messi o recordista de conquistas no futebol em nível profissional, com 42 canecos.

Pela seleção da Argentina, o craque alcançou a marca de cem gols anotados em março de 2023, com a formação encerrando o ano na liderança na tabela de classificação das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026.

O francês Kylian Mbappé, 24, credenciou-se ao prêmio de melhor da temporada também pela conquista do campeonato francês pelo PSG, terminando o torneio com a liderança na artilharia, com 29 gols marcados. O desempenho lhe garantiu o prêmio de melhor jogador da temporada na França.

Mbappé também ajudou a seleção francesa a se classificar para a Eurocopa de 2024, na Alemanha. O país garantiu a vaga após bater a Holanda, em outubro, com os dois gols da equipe anotados por ele.

Já o centroavante Haaland, 23, arrumou seu lugar entre os finalistas como a principal estrela do dominante Manchester City. A equipe comandada pelo treinador Pep Guardiola monopolizou as competições que participou na última temporada, com a conquista da tríplice coroa: Liga dos Campeões, Campeonato Inglês e Copa da Inglaterra.

O norueguês foi peça fundamental. Ele bateu o recorde de gols em uma edição da Premier League, balançando a rede 36 vezes. Na Champions, sagrou-se o artilheiro da competição pelo segundo ano seguido, com 12 gols.

A lista prévia com os 12 postulantes ao título havia sido divulgada pela entidade em setembro. A partir desta lista, os três finalistas foram escolhidos por um júri internacional formado por treinadores de seleções masculinas, capitães de seleções masculinas, jornalistas de futebol e torcedores que votaram através do site da Fifa. Cada grupo teve 25% de peso na decisão final, independentemente do número de eleitores em cada grupo.

Espanholas campeãs do mundo e joia colombiana são as finalistas entre as mulheres

Entre as mulheres, concorrem ao prêmio de melhor jogadora da temporada as espanholas Aitana Bonmati e Jennifer Hermoso, destaques da equipe campeã da Copa do Mundo feminina de 2023, disputada na Austrália e na Nova Zelândia. Completa a lista de finalistas a colombiana Linda Caicedo.

Hermoso, 33, que defende o Pachuca, do México, fez três gols e deu duas assistências na campanha do título inédito da Espanha na Copa. A jogadora acabou envolvida em uma polêmica ao ser beijada, sem consentimento, pelo então presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales. O dirigente acabou renunciando ao cargo após o episódio.

Bonmati, 25, do Barcelona, com o qual conquistou o tetracampeonato Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões neste ano, já foi eleita a melhor jogadora da temporada pela premiação Bola de Ouro, que leva em conta o período de agosto de 2022 a julho de 2023. A meio-campista também recebeu o troféu de melhor jogadora do ano da Uefa (União das Associações Europeias de Futebol).

O treinador espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, já descreveu Bonmati como "a versão feminina de [Andrés] Iniesta", meio-campista que marcou época no Barcelona e que hoje defende o Emirates Club, dos Emirados Árabes.

Caicedo, por sua vez, tem apenas 18 anos e atua pelo Real Madrid. A jovem estreou na seleção de seu país com somente 14 anos, em novembro de 2019, em partida contra a Argentina que terminou em empate (2 x 2).

Na Copa América de 2022, disputada na Colômbia, a atacante fez três gols e foi eleita a melhor jogadora do torneio. Sua equipe terminou a participação na competição com o vice-campeonato, perdendo a decisão para o Brasil por 1 a 0, com gol de Debinha.

Na Copa do Mundo, Caicedo ajudou a seleção colombiana a avançar até as quartas-de-final, quando parou diante da Inglaterra. Um gol marcado por ela contra a Alemanha foi eleito o mais bonito do torneio.

Ederson, do Manchester City, concorre como melhor goleiro da temporada

Entre os goleiros, o brasileiro Ederson, 30, do Manchester City, é um dos finalistas, titular incontestável da equipe multicampeã comandada por Guardiola. Ele ficou em segundo na premiação da Bola de Ouro, perdendo a disputa para o arqueiro argentino Emiliano Martinez, do Aston Villa.

O brasileiro disputa o prêmio da Fifa com o belga Thibaut Courtois, 31, do Real Madrid, que teve atuação decisiva na final contra o Osasuna na conquista da Copa do Rei da Espanha.

Também está entre os finalistas o marroquinho Yassine Bounou, 32, que conquistou a Liga Europa com o Sevilla, defendendo duas cobranças na disputa por pênaltis para definir o campeão e eleito o melhor da partida. Em agosto, Bounou foi contratado pelo Al Hilal, de Neymar, dentro dos esforços dos clubes sauditas de reforçar os elencos com jogadores de renome.

Entre as mulheres, as três finalistas ao prêmio de melhor goleira da temporada brilharam na Copa do Mundo: Mackenzie Arnold, 29, da Austrália, que ficou quatro partidas sem ser vazada na competição e parou somente nas semifinais diante da Inglaterra; Catalina Coll, 22, que conquistou a vaga de titular durante a campanha da campeã Espanha; e a inglesa Mary Earps, 30, vice-campeã mundial e eleita a melhor jogadora da Copa e também do campeonato inglês, defendendo o Manchester United. A arqueira inglesa já venceu o The Best na edição de 2022.

Guadiola, Inzaghi e Spalletti disputam como melhor técnico

Entre os técnicos de equipes masculinas, concorrem ao prêmio o espanhol Pep Guardiola, 52, do Manchester City; e os italianos Simone Inzaghi, 47, da Inter de Milão finalista da Liga dos Campeões e campeã da Supercopa da Itália e da Copa Itália; e Luciano Spalletti, 64, que foi campeão do Campeonato Italiano com o Napoli com um recorde de cinco jogos de antecedência e foi contratado em agosto para comandar a Azurra, substituindo Roberto Mancini.

Por fim, são finalistas de melhor técnico(a) de equipes femininas Sarina Wiegman, 54, treinadora da Inglaterra, que já venceu o prêmio em três oportunidades (2017 e 2020 pela Holanda e 2022 pela seleção inglesa); Emma Hayes, 47, campeã da Copa da Inglaterra e do Campeonato Inglês com o Chelsea e vencedora do The Best em 2021; e Jonatan Giraldez, 32, do Barcelona.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.